[TUTORIAL] Crie jogos para o NES - Parte 1: Introdução
Olá, eu sou Gustavo e tenho 17 anos, e gostaria ensinar a como criar um jogo para o NES, recentemente aprendi a criar jogos para o NES utilizando Assembly 6502 e gostaria de compartilhar este conhecimento.
Conteúdos
1 - Por que aprender a criar jogos para o NES em pleno 2025
2 - O que você vai aprender ao longo da série
3 - O que você precisa para começar
1 - Por que aprender a criar jogos para o NES em pleno 2025
Você pode estar se perguntando: "Por que aprender a programar para um console de 1985?"
A resposta é simples: porque não existe professor melhor que as limitações.
O NES é uma máquina extremamente simples se comparado aos padrões atuais. Ele tem apenas 2KB de RAM, um processador de 8 bits rodando a 1.79 MHz, e nenhum sistema operacional. Mas mesmo assim, trouxe vários clássicos como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Tetris. Aprender a desenvolver um jogo para o NES é um exercício direto de criatividade, otimização e compreensão profunda de como computadores funcionam por baixo dos panos.
Nesta série de tutoriais, você vai:
- Aprender o básico de arquitetura de computadores de forma prática
- Entender como funcionam gráficos 2D no nível do pixel e do tile
- Lidar com memória limitada e aprender a como pensar como um programador da era clássica dos videogames
- Criar algo que roda em hardware real (sim, você pode gravar e jogar no seu NES original, ou em emuladores)
Além disso, você fará parte de uma comunidade apaixonada por preservar, estudar e expandir os limites do que consoles clássicos podem fazer. Criar um jogo para o NES não é só nostalgia, é engenharia criativa com sabor retrô.
2 - O que você vai aprender ao longo da série
Ao seguir esses tutoriais, você vai aprender:
- Como montar um ambiente desenvolvimento para NES
- A base do Assembly 6502
- Como funciona a arquitetura do NES (CPU, PPU, APU, etc)
- Como desenhar gráficos e sprites
- Como programar controles e lógica do jogo
- Como adicionar música e efeitos sonoros.
- Como gerar um arquivo .nes jogável em emuladores (ou cartuchos reais)
3 - O que você precisa para começar
Você não precisa de nenhum hardware real. Para começar, apenas as seguintes coisas:
- Um editor de texto/código (VSCode, Neovim, etc. Ou até mesmo o bloco de notas)
- Um assembler como o ca65
- Um emulador como FCEUX
Na próxima parte que sairá amanhã (17/07/2025) vamos configurar o seu ambiente de desenvolvimento e compilar seu primeiro projeto para o NES.
Então até a Parte 2: onde vamos escrever o seu primeiro "Hello World!" para o NES!
E se caso não nos vimos denovo: bom dia, boa tarde, boa noite.