Executando verificação de segurança...
1

Você ainda vai ser relevante daqui 10, 15, 20, 30... anos?

Essa é uma pergunta que realmente ta me pegando com pulga atrás da orelha, o pessoal sempre diz que a IA é uma ferramenta isso pode ser até verdade, porém atualmente várias empresas e setores usam de forma que vão alem de uma ferramenta, assim então, substituindo um trabalho completo de um funcionario, e eu não estou nem falando sobre trabalhos repetitivos ou trabalhos braçais, porém daqui alguns anos o trabalho da maioria das pessoas vão se tornar irrelevantes com o progresso da IA, sobrando apenas para os "gênios", "criadores de IA", e a propria IA, claro que nem tudo é sobre trabalho quando falamos se vamos ser relevantes ou não, a IA é só uma reorganizadora de ideias com acesso a um banco de dados, ela dificil é capaz de aprender algo que nunca foi descoberto, claro que aprende, mas normalmente as coisas que aprende(eu acho) são coisas que são ideias proximas, mas tem coisas que são totalmente diferentes e se opõe as ideias já cultivadas, exemplo: Quando Eistein com a teoria da relatividade falou que Newton estava errado. Outro ponto que gostaria de destacar é que a criatividade é super importante, sem ela não conseguirimos oque temos hoje, e um ultimo ponto que não tem tanto haver com o tópico central do post mas tambem é sobre IA, é que parece que usar IA em quase literalmente tudo viro uma moda, qualquer coisa besta querem botar IA, parece que virou um "package 2" do javascript e python.

Acho que pra concluir com a pergunta "Você ainda vai ser relevante daqui 10, 15, 20, 30... anos?" é que não, mas ainda tem esses pontos importantes a se considerar que eu disse.

Carregando publicação patrocinada...
1

Rapaz não sei se eu sou relevante nem agora, quem dirá daqui a 10 anos kkkkkk

Brincadeiras a parte, a evolução da IA tá ficando em um ritmo extremamente absurdo no meu ponto de vista, a geração de conteudo tá incrívelmente avançada, isso tudo me deixa muito perplexo

1

Falando como leigo no assunto que sou, penso o seguinte: nosso cerebro é uma maquina biologica, que não entendemos ainda, será que se algum dia entendermos totalmente, poderiamos replica-lo? bom, não temos resposta pra isso (até onde sei), para quem acredita em conceitos como alma a reposta é não(meu caso), já para pessoas que não acreditam em nenhum conceito do tipo seria um talvez. Sinceramente, pelo que entendi sobre LLMs até agora, eles são modelos estatisticos de texto e não sei o quão parecido é a estrutura com nosso cerébro, mas me parece dificil algo que processa texto nos substituir, mas uma vez só somente um leigo.

1

cara, nao me vejo programando daqui a 10 anos não.

se tu ja eh da area, foca em aprender o maximo que puder, e em paralelo, faz uma graduação que te permita empreender. Ai tu vira consutkor de ti PJ , e vira concursado ou empreende wm ohtra area. na vida, temos que ter varias carreiras.

1
1

O momento atual é de transição, e com grande impacto por conta da IA ser uma grande inovação (revolucionária). Mas não vai acabar com o trabalho de programação. Quem quiser prosseguir na área, pode tocar tranquilo por décadas pela frente. Vai se manter relevante se investir em conhecimento, ou irrelevante se deixar a onda passar e não se atualizar.

Minha opinião pessoal (lembrando que não sou ninguém na fila do pão): o uso massivo das linguagens de 3ª geração, como é feito hoje, vai acabar. Na próxima década, o número de programadores nestas linguagens será mínimo, como por exemplo comparado ao número de programadores em Assembly hoje em dia. Este é o maior impacto da IA (IMHO), substituir por novas linguagens de 4ª geração as linguagens atuais de 3ª geração como Java, Kotlin, JavaScript, Python, Ruby, PHP, Go, Rust, Zig, C#, ...