Como eu to aprendendo mais do que nunca usando o ChatGPT como mentor
Nos últimos meses (de dezembro pra cá) eu sinto que aprendi 100x mais do que nos últimos 5 anos, e tudo isso porque estou criando um projeto real e usando o ChatGPT como meu mentor.
Primeiro, gostaria de dar um pouco do meu background para fazer sentido a historinha kk. Nunca trabalhei com tecnologia, sou empresário do varejo de moda, mas sempre mantive um pé em programação como um plano B e por afinidade mesmo. Comecei a estudar programação em 2020 na Alura, depois me formei em Gestão da Tecnologia da Informação. Dessas minhas aventuras de estudos, saí sabendo o básico de Java e SQL. Não dá pra dizer que não serviu pra nada, pois montou a base para a evolução que tô vendo hoje.
Em dezembro, me veio uma ideia de uma startup para solucionar um problema que eu tenho na gestão das minhas lojas de roupa. Inicialmente, pensei em procurar um co-founder técnico para me ajudar, mas isso se provou muito mais difícil do que parece no primeiro olhar. Então resolvi que mal não faria tentar codar um POC do meu produto, para tentar ao menos chamar a atenção de alguém com mais experiência. Não deu certo, tô sem co-founder até agora, mas me colocou em uma posição muito privilegiada: ter um projeto real para trabalhar e aprender.
Desde então, tenho usado o ChatGPT como mentor para me ajudar a aprender a programar e me manter motivado.
Aprendi a fazer um backend em Python com FastAPI, discuti segurança, boas práticas e arquitetura, aprendi JavaScript, CSS e HTML (até um pouco de React).
O interessante no meu caso é que estou usando o ChatGPT como um colega dev sênior que tira minhas dúvidas, aponta possíveis melhorias e me confirma se meu entendimento de algo está correto ou não. Acredito que, para quem não tem a oportunidade de trabalhar com alguém mais experiente, isso seja uma excelente opção.
Claro que, mesmo com o ChatGPT me dizendo que meu código está bom e que está com qualidade para ambiente de produção, não tenho como ter certeza disso e ainda tenho inseguranças com a minha capacidade.
Se você tem uma ideia na cabeça, vontade de aprender e disciplina para estudar todo dia, mesmo que seja cansado, depois do trabalho, usar a IA como mentor pode ser o melhor atalho para sair da teoria e cair na prática. E o melhor: se você encarar o ChatGPT como um colega sênior, você evita o risco de cair no efeito “copiar e colar código” e foca de verdade em entender, aplicar e evoluir.