COMO A ARTICULAÇÃO DE PENSAMENTOS PODE TE AJUDAR COMO DEV
Problemas de uma comunicação falha
Não saber se comunicar é horrível para várias áreas. Para um desenvolvedor, pode ser ainda pior. É não conseguir explicar uma solução, não conseguir negociar prazos, não conseguir defender ideias ou discordar com respeito. É não ter controle sobre você mesmo.
O que é ser articulado?
Dedos, pulso, braço, pescoço — todo o corpo é articulado. Algumas partes são mais articuladas, outras menos. No corpo, as articulações são junções de um ou mais ossos que possibilitam uma variedade de movimentos, em diferentes graus e direções. Quanto mais ossos uma determinada junção possui, mais opções de movimento ela oferece; portanto, essa parte é mais articulada.
A mente funciona de forma parecida. Quanto mais conceitos você consegue conectar, mais ideias você consegue mover, adaptar, comunicar. E um desenvolvedor, que lida o tempo todo com lógica, linguagem, abstração e solução de problemas, precisa dessa flexibilidade.
Articular pensamentos não é só sobre "falar bem". É sobre pensar com clareza. Se você não articula o que pensa, você nem sabe ao certo o que pensa.
Ferramentas para melhorar a articulação
Fale com calma
Falar devagar te dá tempo de pensar e dá espaço para o outro entender. Isso evita mal-entendidos em reuniões, code reviews, alinhamentos técnicos.
Se torne confortável com o silêncio
Nada de “é…”, “annnn”. Substitua esses sons por silêncio. O silêncio comunica pausa, reflexão, presença. Melhor uma pausa que revela clareza, do que uma pressa que entrega confusão.
Amplie o seu vocabulário habitual
Todos nós temos dois vocabulários:
- Vocabulário habitual: palavras que você usa todo dia.
- Vocabulário profundo: palavras que você entende, mas raramente usa.
Para um dev, isso se aplica tanto à linguagem natural quanto à linguagem técnica. Quanto mais palavras (conceitos, expressões, nomes de padrões, frameworks, ferramentas) você conseguir transitar entre entender e usar, mais claro será seu pensamento.
E para que o vocabulário profundo vire habitual, você precisa escrever. Escreva melhor e você pensará melhor.
Saiba o que você quer falar
Muitas conversas técnicas exigem uma opinião clara, estruturada. Ter um ponto de vista não é teimosia. Especialmente em decisões, independente de quais sejam.
Antes de entrar em uma conversa ou reunião, tenha clareza do que você pensa, e caso tenha sido apresentado argumentos melhores, esteja preparado para mudar de ideia.
Assuma que a outra pessoa sabe algo que você não sabe
Esse princípio é fundamental no ambiente de desenvolvimento. Sempre, a cada momento, há algo a aprender. Mesmo que você discorde, tente entender: "O que essa pessoa está vendo que eu não estou?". Isso evitará conflitos desnecessários.
Se a outra pessoa não está ouvindo, pare de falar
Às vezes, e muitas das vezes... o problema não é sua articulação, é o ambiente. Se a outra pessoa não está ouvindo, não está sabendo conduzir a conversa, pare de falar. Não desperdice tempo tentando ser ouvido por quem não quer ouvir.
Não tenha vergonha de suas ideias
A vergonha de se expressar pode fazer com que ótimas soluções sejam engavetadas. Não mude o que pensa apenas para agradar um grupo. Se a sua ideia é boa, ela precisa ser colocada à mesa. Se alguém se afastar por isso, talvez nunca tenha feito sentido manter por perto.
Vida Real
Recentemente, por exemplo, estava expressando a minha ideia de uma forma mais clara, usando pontos essenciais, que chamariam a atenção e aumentaria a compreensão geral em relação ao que eu estava dizendo. Isso só foi possível pois eu sabia exatamente o que eu queria expressar do início ao fim. Eu estava muito bem ambientado naquilo, e essa clareza transpareceu de forma natural.
Conclusão
Quero deixar aqui a referência do vídeo que assisti e que me levou a diversas reflexões sobre o mundo do desenvolvimento. Estar aberto a outros temas, de alguma forma, nos proporciona novas experiências, amplia nosso conhecimento e contribui para o nosso aprimoramento pessoal. Espero que isso tenha ajudado de alguma forma.