Executando verificação de segurança...
23

COMO A ARTICULAÇÃO DE PENSAMENTOS PODE TE AJUDAR COMO DEV

Problemas de uma comunicação falha

Não saber se comunicar é horrível para várias áreas. Para um desenvolvedor, pode ser ainda pior. É não conseguir explicar uma solução, não conseguir negociar prazos, não conseguir defender ideias ou discordar com respeito. É não ter controle sobre você mesmo.

O que é ser articulado?

Dedos, pulso, braço, pescoço — todo o corpo é articulado. Algumas partes são mais articuladas, outras menos. No corpo, as articulações são junções de um ou mais ossos que possibilitam uma variedade de movimentos, em diferentes graus e direções. Quanto mais ossos uma determinada junção possui, mais opções de movimento ela oferece; portanto, essa parte é mais articulada.

A mente funciona de forma parecida. Quanto mais conceitos você consegue conectar, mais ideias você consegue mover, adaptar, comunicar. E um desenvolvedor, que lida o tempo todo com lógica, linguagem, abstração e solução de problemas, precisa dessa flexibilidade.

Articular pensamentos não é só sobre "falar bem". É sobre pensar com clareza. Se você não articula o que pensa, você nem sabe ao certo o que pensa.

Ferramentas para melhorar a articulação

Fale com calma

Falar devagar te dá tempo de pensar e dá espaço para o outro entender. Isso evita mal-entendidos em reuniões, code reviews, alinhamentos técnicos.

Se torne confortável com o silêncio

Nada de “é…”, “annnn”. Substitua esses sons por silêncio. O silêncio comunica pausa, reflexão, presença. Melhor uma pausa que revela clareza, do que uma pressa que entrega confusão.

Amplie o seu vocabulário habitual

Todos nós temos dois vocabulários:

  • Vocabulário habitual: palavras que você usa todo dia.
  • Vocabulário profundo: palavras que você entende, mas raramente usa.

Para um dev, isso se aplica tanto à linguagem natural quanto à linguagem técnica. Quanto mais palavras (conceitos, expressões, nomes de padrões, frameworks, ferramentas) você conseguir transitar entre entender e usar, mais claro será seu pensamento.

E para que o vocabulário profundo vire habitual, você precisa escrever. Escreva melhor e você pensará melhor.

Saiba o que você quer falar

Muitas conversas técnicas exigem uma opinião clara, estruturada. Ter um ponto de vista não é teimosia. Especialmente em decisões, independente de quais sejam.

Antes de entrar em uma conversa ou reunião, tenha clareza do que você pensa, e caso tenha sido apresentado argumentos melhores, esteja preparado para mudar de ideia.

Assuma que a outra pessoa sabe algo que você não sabe

Esse princípio é fundamental no ambiente de desenvolvimento. Sempre, a cada momento, há algo a aprender. Mesmo que você discorde, tente entender: "O que essa pessoa está vendo que eu não estou?". Isso evitará conflitos desnecessários.

Se a outra pessoa não está ouvindo, pare de falar

Às vezes, e muitas das vezes... o problema não é sua articulação, é o ambiente. Se a outra pessoa não está ouvindo, não está sabendo conduzir a conversa, pare de falar. Não desperdice tempo tentando ser ouvido por quem não quer ouvir.

Não tenha vergonha de suas ideias

A vergonha de se expressar pode fazer com que ótimas soluções sejam engavetadas. Não mude o que pensa apenas para agradar um grupo. Se a sua ideia é boa, ela precisa ser colocada à mesa. Se alguém se afastar por isso, talvez nunca tenha feito sentido manter por perto.

Vida Real

Recentemente, por exemplo, estava expressando a minha ideia de uma forma mais clara, usando pontos essenciais, que chamariam a atenção e aumentaria a compreensão geral em relação ao que eu estava dizendo. Isso só foi possível pois eu sabia exatamente o que eu queria expressar do início ao fim. Eu estava muito bem ambientado naquilo, e essa clareza transpareceu de forma natural.

Conclusão

Quero deixar aqui a referência do vídeo que assisti e que me levou a diversas reflexões sobre o mundo do desenvolvimento. Estar aberto a outros temas, de alguma forma, nos proporciona novas experiências, amplia nosso conhecimento e contribui para o nosso aprimoramento pessoal. Espero que isso tenha ajudado de alguma forma.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito bom isso, falar com calma, pensar no que vai falar te coloca a frente de muita gente, por mais que você não tenha certeza do que fala, demonstrar confiança na fala, te destaca. Isso se aplica pra universidade, entrevista com RH, vendas, etc

1
1

Me identifiquei demais com isso. Sempre foquei nas hardskills e deixei as softskills meio de lado. Minha oratória não é das melhores, fico travado quando tenho que falar em público, mas tô tentando melhorar. De vez em quando eu me gravo explicando alguma coisa só pra ver depois e tentar corrigir no próximo.

Tô até pensando em criar um canal no YouTube só pra treinar isso, sem pensar em views, só prática mesmo. Teu texto caiu na hora certa, valeu demais pelas dicas

1

Muito bom cara! Pensar com clareza, calma a sem ansiedade com certeza é uma das mais importantes softskills que precisamos, isso se não for A mais importante em si.

Eu apenas adicionaria duas coisas, sendo uma delas você deixou meio implícito no seu texto.

  1. Escrever é linearizar ideias. Isso é uma coisa que eu consegui entender recentemente ao assistir um vídeo do Deschamps. A forma como ao escrever um artigo sobre um assunto, que antes estava "embaraçado" dentro da sua cabeça, te ajuda a clarear a mente isto e pensar melhor.
  2. Pensamento computacional. Sequer tem muito o que adicionar aqui, a grande maioria de nós que estudamos computação aprendemos lá no inicio dos nossos estudos sobre o famoso "Pensamento Computacional", mas na pratica, é uma minoria que realmente utiliza isso.