Executando verificação de segurança...
1

INICIANTE PERDIDO PRESTES A COMEÇAR UMA FACULDADE

Vamos lá, conheço sobre programação o básico do básico, porém agora estou levando a sério de verdade. Estou fazendo alguns cursos online e nesta próxima semana iniciarei uma faculdade de ciencia da computação

Vocês realmente acreditam que a base de tudo é HTML CSS E JS? mesmo tendo uma noção bem básica ainda não desenvolvi minha lógica, não consigo por exemplo iniciar um projeto sózihno sem ver videos passo a passo. O que me recomendam para começar a desenvolver isso?

Carregando publicação patrocinada...
1

Não, HTML, CSS e JS não são os pilares da programação, e sim do desenvolvimento de aplicações Frontend.

A real base da programação é lógica aplicada a programação (Famosa: Lógica de programação rsrs), estrutura de dados e algoritmos. Além de saber bem a sintaxe da linguagem a qual você deve escolher.

Já sou formado, e o que mais senti falta na faculdade foi a necessidade de não programar bem, o conselho que eu dou é: NÃO SE PRENDA AS MATÉRIAS DA FACULDADE. Busque por cursos extracurriculares (é sério, leve isto a sério), pois isso vai te ajudar e muito a absorver muito MAIS das matérias da faculdade. Não se preocupe, tempo vc vai er, ciência da computação são 4 anos geralmente, você vai ter um bom tempo de amadurecer. Passado 1 ou 2 anos(eu acho 2 o ideal), recomendo procurar estágio na área, e lembre-se, durante esses dois primeiros anos de faculdade (4 primeiros períodos) você DEVE aprender a programar da melhor maneira possível, por isto eu reforço o estudo fora da faculdade, para que você eventualmente possa aproveitar ao máximo os seus estudos, as matérias de faculdade.

Por fim, não tente sair aprendendo um monte de tecnologia. Se estuda Java, se aprofunde em java, faça cursos de Java + Springboot. Se for para JavaScript, tem o React. Nada de aprender React, Angular, Vue, Svelte e os carai, não vale a pena ficar focando em um monte de tecnologia no iníco. Somente assim você vai consegur aprender a programar, ah sim, é claro.... pratique MUITOOOO, BASTANTE, até que aquilo seja natural para você, igual andar de bicicleta rsrs.

Espero ter ajudado. Um abraço e bons estudos !

0
1

Minha dica é: Faça faculdade e respeite o tempo de aprendizado nela.

Dentro da faculdade, você verá coisas muito importantes para sua base como programador.

É provável que tenha alguma materia chamada Algoritmos e Estruturas de dados, que é onde todo programador deveria passar obrigatóriamente.

Os conceitos que você vai ver nessa matéria serão: programação sequencial, estutruras condicionais, estruturas de repetição, estruturas de dados como vetores, matrizes e outras coisas mais, que são iguais para a maioria das linguagens de programação que você vier a trabalhar.

Veja que não falei em momento algum em JS, HTML e CSS. O que você vai aprender no início da faculdade, servirá para toda a sua vida como programador.

É só ir com calma, ter paciencia, pois o conhecimento é um investimento de longo prazo, que traz retorno aos poucos. Quanto mais o tempo passa, mais retorno você terá :)

Sucesso na sua jornada

1

Uma coisa importante, dependendo de como vc vá trabalhar nessa área, é aprender o fluxo de versionamento (gitflow), pois isso vai ser um conhecimento importante, independente da linguagem de programação. E já começar a colocar os projetos e coisas que vc vai aprendendo em uma conta no github.

0
Conteúdo excluído
5

Aprender OOP com JavaScript. Beleza....... kkkkkkkk
Ainda bem que o cara vai fazer Ciências da Computação e em 2 meses vai vir aqui rir de você também.

Conteúdo excluído
1

js possui particularidades e/ou limitações em basicamente todos os pilares da poo, logo também acho que não é ideal pra aprender orientação a objetos quando se é iniciante. nem mesmo uma classe é uma classe. tiveram que introduzir uma caceteda de syntax sugar ao longo dos anos

meus professores viviam falando que poo foi chumbado na marra no python e no js, e eu achava muito preciosismo da parte deles e conforme fui estudando e trabalhando na área, tirando a passionalidade deles, típica do meio acadêmico, eu meio que concordo

1

nem mesmo uma classe é uma classe.

Tem um erro conceitual ai, OOP não é ter classes!
Uma maneira usada para facilitar OOP é ter class.

JS é OOP mas não precisa de classes para ser OOP.
O maior problema do que ensinam por ai é que OOP = classes.

Introduziram classes para que programadores acostumados com essa forma de OOP
pudessem entrar em JS sem ter que aprender sobre OOP prototipico
Que é uma maneira diferente de se pensar.

E programador não gosta de aprender algo muito diferente kkkkk

Um grande problema que sempre percebo é que features de java viram conceitos de OOP.
As features que Java ou C# possuem facilitam o OOP delas.
Mas não definem o que é OOP.

@manieiro aqui do Tabnews sempre diz que OOP de java é muito ruim e mal feito.

1

poo não é estritamente sobre classes porque também existe herança por prototipação, mas isso só existe no javascript e numa linguagem morta da xerox criada nos anos 80.

mas é interessante como introduziram a palavra "class" em javascript, não? por que o fizeram? não é um erro conceitual meu. em javascript existe class que por baixo dos panos não é class, literalmente com o nome class.

as linguagens mais tradicionais que suportam este paradigma não se aproximaram do javascript, mas javascript a cada atualização traz mais syntax sugars e conceitos pra se aproximar dessas linguagens. a última atualização recebeu itens relacionados a encapsulamento, o que já é muito maduro em java e c#, por exemplo, há décadas.

se é pra aprender poo, por que aprender primeiro em uma linguagem que tem muitas particularidades neste paradigma, ao invés de aprender em linguagens mais comumente utilizadas no mercado com este paradigma e cujos conceitos são comuns entre elas?

1

mas é interessante como introduziram a palavra "class" em javascript, não?

Eles fizeram como fazem com o C++. Agradar todo mundo.

itens relacionados a encapsulamento

JS sempre teve. Só não tinha a sintaxe que o alguns gostam kkkk
Closuses sempre estiveram no JS.

se é pra aprender poo, por que aprender primeiro em uma linguagem que tem muitas particularidades neste paradigma

Para aumentar a inteligencia e ter uma bagagem melhor para criar coisas novas e criativas! Para isso é preciso conhecer e aprender coisas como essa que são bem diferentes!

Além de que, JS continua sendo prototipico. Pegar algum lib super otimizada vai ver prototipos lá! E não conhecer isso vai ser um grande problema!

Outra questão!
JS já era comum no mercado de back com node desde 2009(ou rihno e outros).
Mesmo sendo es5, com o es6(2015) e posteriormente implementado(a pra se dizer que totalmente em 2017). O povo fazia grandes maravilhas do mesmo modo.

O que a TC39 quis foi melhorar o inicio do programador que já programava em linguagens comuns. Que não queria aprender JS! Um programador velho é um programador que não gosta de aprender.

cujos conceitos são comuns entre elas?

Os conceitos sempre estiveram lá!

  • encapsulamento
  • herança
  • herança multipla
  • polimorfismo

Mas não com a sintaxe que alguns estava acostumados!

OBS: Self(da qual JS deriva) foi criada na Sun e Lua(criada na puc) são prototipicas!
Lua foi criada sem class e o povo na época achou um tipo de desrepeito kkkk
Mas lua é super bem conceituada e usada no mundo todo.

OBS2: O modo prototipico do JS não é bonito! Não da pra negar não!
Mas eu acho que deveriam melhorar isso, no lugar de inserir outra forma!
:)

1

interfaces, sobrecarga de métodos e construtores, enums, necessidade de implementar coisas simples como "classes" abstratas na unha...

ter que implementar na mão, fazer workarounds, usar libs... claros indicativos de que "os conceitos sempre estiveram lá" é uma meia verdade.

1

Agora entendi seu ponto. Elucidou as minhas dúvidas!

Tudo isso que você esta dizendo não é nada relacionado aos conceitos OOP diretamente.

Principalmente de Simula e Smalltalk que são a origem de OOP.

Ter que implementar na mão é algo estranho, pq nesse caso o programador não quis mudar sua forma de pensar. Ele esta querendo trazer o que sabe de outra linguagem e socar em JS. Esse é um erro comum. Mas que não deveria acontecer.

É isso que eu digo sobre programador velho! Ele não quer aprender.
Ele quer socar o que sabe de outra linguagem na nova! E isso gera grandes frustrações!

Por isso uma linguagem que implementa OOP de uma forma diferente não é bem aceita.
Pois não querer aprender e querer usar as mesmas coisas que usava em outra linguagens gera problemas!

os conceitos sempre estiveram lá

Quais são os conceitos de OOP pra você?
você segue a definição de Peter Wegner no artigo dele?

Estou bem curioso!
esta discussão esta muito boa!

Abraços

Conteúdo excluído
1