Como que se torna um MVP da Microsoft?
Bom dia, pessoal, tudo certo? Como que alguém faz para se tornar um MVP da Microsoft? É apenas com tecnologias próprias dela ou com outras também dá certo?
Bom dia, pessoal, tudo certo? Como que alguém faz para se tornar um MVP da Microsoft? É apenas com tecnologias próprias dela ou com outras também dá certo?
É bem simples, não faça nada para se tornar MVP.
Até tem gente que conseguiu ser fazendo o contrário, mas é raro, e é comum não conseguir renovar.
As pessoas que se deram bem apenas fizeram o que gostam de fazer, obviamente sendo proficiente em computação e alguma tecnologia (e nem precisa ser da Microsoft, apesar que isso aumenta a chance), e contribuindo para a comunidade frequentemente de forma adequada.
Se a pessoa fizer isso de forma orgânica ela não vai cansar de fazer, fará com o maior gosto, e não ficará frustrado por não conseguir ser MVP se isso acontecer e tudo estará tranquilo.
Hoje você precisa da indicação de um MVP ou funcionário da Microsoft para que seja avaliado pela pessoa responsável pela região (no passado tinha alguém só para o Brasil, hoje a Cristina da Espanha é que cuida do Brasil) e depois por alguém em Seattle. Um MVP não vai indicar alguém que ele acha que está na linha tênue de ser uma referência para outras pessoas porque isso torna ele um MVP mais fraco.
Funcionários raramente indicam alguém, mas esse foi o meu caso, quem me indicou foi a Fernanda que hoje cuida do programa em Seattle.
O Brasil disputa com a Índia o segundo lugar em número de MVPs, depois dos EUA, obviamente. É bem competitivo por aqui. Tem de 2 a 3 mil MVPs pelo mundo, aqui costuma ter mais de 100. Teoricamente não tem um limite máximo, mas quanto tem muita gente, e 100 é muita gente, a barra para entrar ou renovar é cada vez maior.
Obviamente a pessoa precisa produzir algo de valor, boa parte inédito, bem autoral, com alguns níveis de profundidade, ter uma autonomia e possa contribuir positivamente para a comunidade e a própria Microsoft. Não adianta puxar o saco, eu mesmo falo mal da Microsoft sempre que faça sentido e isso não cria problemas para minha renovação. Uma coisa que eles esperam hoje em dia é ajuda para os times de engenharia deles. MVPs definem muito rumos de tecnologias da Microsoft, isso é algo bom para nós e muito para eles. Eles precisam de contribuições positivas, até porque hoje quase tudo é aberto.
No passado o programa estava sob tutela da VP de Marketing. A gente ganhava muita coisa, era impressionante. Hoje estamos embaixo do VP de Engenharia e não tem verba, não ganhamos quase nada. Ganhos uma assinatura do Visual Studio que permite usar todos os softwares da Microsoft de graça desde que não seja em produção. Tem Linkedin Premium, Github Pro, créditos de Azure e outras coisas, além de parceiros dar umas coisas de graça. Todo ano tem o MVP Global Summit onde a Microsoft para por uma semana para receber os MVPs do mundo todo e trocar ideias, aprender o que estão fazendo, influenciar o que eles fazem de forma mais direta, falar com pessoas que não costumam estar publicamente disponíveis (eu fui falar com a pessoa que cuida do GC de.NET) e criar vínculos com pessoas que fazem tudo lá. Depois da pandemia passou ter opção de acompanhar remotamente, mas pararam de pagar as despesas de quem quer ir lá em Seattle, antes era outra coisa que a gente ganhava.
Fora isso é devorar o site do programa para aprender como ele funciona, mas isso deveria ser desnecessário, ou seja, a pessoa entra no programa porque não tinha como não entrar, não precisa mudar nada na sua vida para conseguir.
https://ibb.co/9kPWQV4h
https://ibb.co/wNnRjv61
https://ibb.co/fYJd40VS
https://ibb.co/S49shQrT
https://ibb.co/Gvs2kJqz
https://ibb.co/4wL7w16c
https://ibb.co/4QN99NX
https://ibb.co/nMczN8WZ
https://ibb.co/C3f7KPkL
https://ibb.co/rfw2X205
https://ibb.co/WW2hw829
https://ibb.co/yn6Scync
https://ibb.co/W4M8M7T9
https://ibb.co/svFfJcdT
https://ibb.co/3YN0gc08
https://ibb.co/rG8W4DDW
https://ibb.co/5WVpZnLQ
https://ibb.co/9m1thwPr
https://ibb.co/PZQ1DYFY
https://ibb.co/35ybPSXm
https://ibb.co/F4r6smYX
https://ibb.co/gZc8KjgK
https://ibb.co/GZpSrWm
https://ibb.co/B5FDrbPK
https://ibb.co/gMgzvtYk
https://ibb.co/93SyYrVJ
https://ibb.co/fYBkP27n
https://ibb.co/gb5swjwS
https://ibb.co/ycVddJtZ
https://ibb.co/S4tQ7BtR
https://ibb.co/RTFzZtkr
https://ibb.co/7NkfCRKM
Eu não vou fazer o que eu digo abaixo por causa do programa, vou fazer como realização pessoal/profissional, por acaso vou ganhar muitos "pontos" para renovar. E será bem ambicioso. Só falta eu conseguir parar os compromissos atuais para me dedicar a isto, afinal fazer algo grande de graça não é tarefa fácil.
Ah, atividades remuneradas não contam para o programa, é coisa de comunidade mesmo.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).
Meus 2 cents,
O @maniero (que postava aqui com frequencia) eh MVP - uma sugestao eh entrar em contato e pegar os pontos de vista com ele.
https://mvp.microsoft.com/pt-BR/mvp/profile/4533f67e-acc5-e611-80f9-3863bb34cb20
O cara que é "O Cara" foi invocado e apareceu hehehe.
No início da carreira já me preocupei um pouco com isso, mas desanimei porque um profissional havia dito que devia ser tudo em ambiente Microsoft. Era 2009 e eu era stag em suporte técnico, aprendendo programação PHP em casa e .NET no trabalho quando tinha tempo, e uma hospedagem Windows era cara, fora licença dos programas.
Obrigado, vou tentar falar com ele sim