Erros que cometi ao lançar o CurriculumAdapter, que talvez possa te ajudar quando for sua hora de lançar algo
Recentemente divulguei aqui no TabNews (ficou Top 1 em relevância por um bom tempo, aliás, valeu demais!) o CurriculumAdapter, uma ferramenta que adapta seu currículo com base na descrição da vaga que você quiser.
Quando postei achei que ninguém ia acessar.
Mas em 24 horas, passaram por lá mais de 200 pessoas — com 90% dos feedbacks positivos.
Quanto mais pessoas foram acessando mais eu vi os erros que eu cometi, e aqui vai algums deles que podem te ajudar se for seu interesse:
Erro #1 – Não coletei feedback desde o início
Na primeira hora do lançamento, já tinha bastante usuários, mas eu não fazia ideia do que estavam achando.
Eu estava cego, surdo e mudo sem os feedbacks, se as adaptações estavam boas, se o modelo estava alucinando e etc... Apenas dependendo dos comentários que faziam no post, que eram bem poucas
Só no dia seguinte subi uma atualização com envios de feedback, e aí sim entendi o que tava funcionando ou não
Então fica a dica: Ja lance seu produto com pelo menos uma possibilidade de feedback, pois desde o início você ja entende o que seus usuários estão achando (ou não né, 2 de 10 usuário enviam feedbacks mas sem problema)
Erro #2 – Maníaco do Analytics/Logs
Acredito que esse pega bastante gente, ficar PARANÓICO no Analytics ou nas plataformas de Observabilidade
Eu passava 80% do meu dia vendo o dashboard, acessos, logs da API, feedbacks chegando,
isso de certa forma é bom mas a longo/médio prazo te prejudica e você não consegue melhorar seu produto se você nao tira o olho dos logs.
Fiquei tão fissurado em observar, que quase não melhorei nada.
Minha dica é: Tire um tempo pra organizar o que é preciso fazer, deixar acumular comentários e feedbacks e depois analisar todos eles, senão você vai ficar LOUCO!!
Erro #3 – Não fui claro sobre os dados dos usuários
Isso aqui vai depender muito de cada produto, mas no meu caso que recebo um currículo, um documento com dados sensíveis na maioria das vezes como, Cpf, Endereço, Número telefone, é importante destacar pra onde vai esses dados
Muitos usuários relataram receio de usar a ferramenta por não saber o que vou fazer com esses dados, pois dados pessoais são desnecessários em uma adaptação de habilidades e uso de palavras-chaves no currículo.
Foi assim que adicionei um aviso na LandingPage e um pequeno porém chamativo em VERMELHO VIVO o aviso que os dados do currículo não são armazenados, apenas usados como base na adaptação.
Minha dica é: Dependendo das funcionalidades do seu produto, seja transparente e garanta segurança dos dados do seu usuário, com tantos golpes, cyberataques que existem por ai, é normal as pessoas terem receio de usar ferramentas desconhecidas ou novas
Se quiser testar o CurriculumAdapter (totalmente gratuito):
https://curriculum-adapter.vercel.app
Em breve vou lançar uma nova funcionalidade que envolve RAG + busca semântica vetorial — e vou explicar tudo aqui.
TMJ, família!