Bom, vou mostrar um estilo de estudo diferente. Talvez te ajude, talvez não. Mas qm sabe funfa com vc, pq posso dizer q pra mim funcionou.
Ele funciona em 3 pontos, ambientar, dividir pra conquistar e repetição.
Para vc fazer isso, primeiro vc precisa ter um objetivo em busca de aprender algo, por exemplo, aprender Flutter (vou usar pq sou dev flutter). E de preferência, busque algo q vc queria e ache interessante, pq um dos problemas dos desmotivadores é aprender algo q não quer, só está aprendendo pq "é emprego garantido", "é fácil", "todo mundo usa", e assim por diante. Não caia nessa ladainha. Claro q buscar algo nesse sentido ajuda, mas tipo, vc quer programar jogo, mas vai aprender tecnologia pra fazer site... óbvio q vc ficará frustrado e desanimado. Então procure bem qual área vc quer iniciar, não vá pela manada, vá pelo q vc acha q vc sente confortável para iniciar a aprender, pq depois q aprende, vc pode pular pra qqr outra tecnologia no futuro (só uma coisa q recomendo é tbm não procurar tecnologias mto obscuras, pq se seu desejo é trabalhar na área, bem, tudo tem seus limites).
Agora vc precisa primeiro descobrir o geral dele. Primeiro é entender o q é flutter e pra q vc quer usar ele (resumindo, vc usará para fazer apps mobiles, desktop e talvez web, onde esse ultimo ainda não recomendo). Também é bom saber sobre o mundo do Flutter, para isso vc pode entrar no roadmap.sh e buscar pelo flutter. lá ele mostra tudo da área. Claro q não é completo, mas tem bte coisa. Só fazendo isso vc já dá uns bons passos sobre ambientar nessa tecnologia, pois normalmente o pessoal já quer ser direto e sair programando.
Depois disso recomendo vc fazer uns tutoriais, cursos, qqr coisa q vc aprenda a tecnologia (recomendo fazer pelo menos uns 10 a 20 tutoriais, ou até mais, pq hj em dia é fácil achar isso na net). Não precisa ser completo, tipo, programar até enviar para stores, precisa ser algo q tenha começo meio e fim e assim vc consegue ir sentindo o q é programar. Se tiver algo mais focado na linguagem (nesse caso Dart) tbm ajuda, pois cada linguagem tem sua especificidade. Recomendo q faça bte, se vc não estiver gostando, deixe de lado e vá pro outro, mas se possível, tenta se esforçar um pouco para tentar resolver os pepinos q aparecem lá no meio. É chato, mas é assim nosso trabalho. Então acostumar desde já a buscar a resolver os problemas q vc tem naquele momento é um bom começo.
Se vc percebeu, nessa etapa, eu peço pra fazer um monte, mas um monte msm. Pq disso? Simples, qnto mais, melhor. Isso tbm ajuda na repetição, pois vc estará sempre passando por algo similar e qnto mais faz, mais fácil a informação fixa no cérebro.
A próxima etapa é onde entra o dividir pra conquistar. Normalmente as pessoas querem fazer um super projeto e tals e tals. Eu desprezo isso, não pq quero q a pessoa não faça, mas é pq ainda não é o momento de ela tentar isso. Um projeto grande é bom, mas ela precisa já ter um conhecimento maior sobre arquitetura, gerenciamento de projeto, entender como mapear um banco de dados, entender como transformar o problema em código... e iniciante é raríssimo a pessoa ter isso. E isso é normal acontecer, então não se ache o ruim, pq a grande maioria passa por isso e querer pular de fase sem passar pelo conhecimento necessário para percorrer as etapas maiores, tenho certeza q falhará na certa.
Por isso eu sugiro nessa etapa de começar através de mini-projetos. O que seria isso. Em vez de vc pensar em algo do início ao fim, vai pensando no q vc quer aprender. Por exemplo, voltando ao flutter, pode iniciar pelas telas. Em um mini-projeto vc aprende a fazer uma lista, em outro vc aprende a fazer um stories, em outro vc aprende a colocar o mapa no app, no outro vc aprende a fazer uma animação, no outro vc aprende a como fazer o componente de 4 digitos de senha, no outro vc aprende a fazer um formulário, e assim por diante. Vc tbm pode mudar o cenário e aprender a usar clean archicteture no projeto, vc pode aprender a usar os banco de dados, tem key-value, tem sql, tem nosql, vc pode aprender a usar camera, usar biometria, aprender a redirecionar para um app externo, aprender a usar um calendario, aprender a fazer uma tabela, .... bem, são várias coisas q dá pra vc ir aprendendo. E sempre com foco de início, meio e fim.
Para facilitar nessa parte, talvez vc possa procurar algo similar ao fluttergems (desculpe, não tenho referencia para outras tecnologias). Lá vc encontra várias maneiras de como utilizar. Ou vc pode procurar sites como dribble e afins para aprender a copiar os temas, aprender a fazer as coisas. Basta sair procurando q uma hora vc acha algo legal para aprender.
E depois disso vc parte pro grand finale. É vc fazer um projeto grande. Mas não tão grande assim, pq como eu disse, vc não tem experiência, mas se vc fizer bte coisa, tenho certeza q vc terá capacidade de criar algo simples.
Nessa etapa eu recomendo vc pensar em algo q ajude vc de alguma forma. Seja algum projeto de controle de gastos, ou algum app para dividir contas, ou para facilitar seu trabalho, ... bem, tem N possibilidades. O motivo de pensar em resolver um problema seu é pq é mais fácil de enxergar suas dores, em outras palavras, vc saberá como vc quer q o app fique para resolver seu problema.
Só não tente fazer algo grande demais, senão vc nunca irá terminar esse projeto. Resolva coisas simples, pois isso te ajudará aos poucos a entender o processo de criação de algo. Já digo q essa etapa não é fácil, porém não é impossível fazer. Tudo depende da experiência q vc tem. Por isso eu foco mto em conhecer bte coisas, claro q tudo focado com aquela tecnologia, pois qnto mais vc aprende, msm q só fez 1 vez, qndo vc precisar no futuro, vc já tem meio caminho andado, pq vc já pisou naquele terreno.
Bom, acho q de todos comentários q já fiz aqui, esse é o q ficou mais completo, kkkkk. Mas assim, seja se isso dá certo pra vc, pois vc pode ter um outro modo de aprender q seja melhor. Isso daqui não vai resolver 100% dos seus problemas, mas pra quem está estudando sozinho, imagino q ajudará bastante a desenvolver uma visão mais ampla da tecnologia q vc quer aprender.
No fundo é, qnto mais vc faz, mais vc estará ambientado/imerso na tecnologia. Qnto mais vc repete, mais fácil ficará grudar as informações no cérebro, qnto mais vc dividir em pedaços menores, mais fácil de estar animado para aprender aquela coisa em específico do que fazer algo grande e demorar pra fazer pq nunca acaba.
Só uma última coisa, lembre q assistir vídeo não é aprender. Aprender é vc copiar aquilo e pensar no q está acontecendo. Esse é a maior falha de quem estuda via vídeo aula e acha q está "estudando".
Bom, seria isso. Boa sorte ai na sua etapa e espero q tenha ajudado com algo.