Como está a sua alimentação hoje?
Assim como uma máquina, o nosso corpo precisa de cuidados importantes para conseguir suportar um dia inteiro de funcionamento e se manter apto para repetir todo o processo mais e mais uma vez (até que a garantia acabe), como dizia Cícero: "A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo", mas... o problema é que nem sempre temos tempo, ou melhor, achamos que temos tempo para cuidar do nosso físico, até que de fato, as consequências sejam tão visíveis que tenhamos que tomar alguma providência.
Nesse contexto, se faça as seguintes perguntas:
- Quantos litros d'água eu preciso ingerir todo dia para manter o meu corpo hidratado?
- Quanto tempo de atividade física eu pratico toda semana? E qual o impacto disso para o meu peso?
- Qual a quantidade de calorias ideal para a minha dieta? E quantas estou consumindo?
- Meu peso atual é o ideal para a minha idade?
Fato é que pouquíssimas pessoas sabem responder a esses questionamentos, mesmo com uma gama infindável de informações disponíveis On-Line, na Internet, meu objetivo com este artigo é mostrar como a tecnologia pode causar um impacto positivo na forma como as pessoas levam suas vidas diárias, me baseando em um pequeno projeto que desenvolvi para expor em sala de aula, espero que ao final desta leitura você tenha um olhar oposto sobre o mundo digital, que frequentemente associamos a uma vida sedentária e pouco saudável.

Visando responder ao que foi proposto anteriormente, comecei a trabalhar em uma página interativa que pudesse me retornar uma dieta saudável na qual eu pudesse seguir, contando com um indicador de massa, para saber em que faixa estou no meu peso ideal, e algumas outras informações que considero importante como a quantidade de água que devo ingerir por dia. Chamei essa página de Octopus Health, uma pequena homenagem ao animal marinho com a maior quantidade de neurônios de todos (brincadeira, é uma referência ao meu nome :D), criado com o intuito de demonstrar os impactos que uma boa alimentação, rotina de exercícios e hidratação podem ter sobre o nosso corpo.
O sistema em si é todo baseado em cálculos como TMB (Taxa de Metabolismo Basal), fator de atividade física, coeficiente de hidratação e o IMC (Índice de massa corpórea), após o usuário inserir algumas informações, todas estas contas são efetivadas, e no final, é gerado um quadro nutricional com uma dieta personalizada de calorias em que o mesmo pode se alimentar diariamente para manter o seu peso ideal, podendo até mesmo ser impresso para análise posterior.

Por mais assertiva que a página possa vir a ser, acredito ser importante destacar que ela não possui validação de nenhum nutricionista ou profissional da saúde (futuramente, talvez?), portanto, nenhum relatório gerado por este algoritmo possui validade médica, seus valores são frutos de cálculos matemáticos embasados em teorias que se comprovaram verdadeiras a respeito do funcionamento do metabolismo humano, seguir qualquer uma destas dietas personalizadas à risca é profundamente desencorajado por mim, desenvolvedor.
Porém...esta é a parte legal...
Octopus Health é um projeto de código aberto que pode ser alterado por qualquer pessoa com conhecimento mediano sobre HTML, CSS & JavaScript. Então qualquer um que queira melhorar o programa ou até mesmo adicionar mais informações que venham a aumentar a confiabilidade deste resultado é imensamente bem-vindo, não apenas estes, mas qualquer um que queira aprimorar o design da página ou ampliar a acessibilidade dela, para que pessoas com deficiências físicas também possam utiliza-la, todo o método de cálculo possui comentários descritivos no código com o intuito de tornar sua leitura o mais fácil possível.
Espero ter conseguido cumprir o meu objetivo de mostrar o lado ideal da programação em nossas vidas cotidianas, e que daqui adiante, tópicos envolvendo saúde e bem-estar estejam cada vez mais atrelados à área da tecnologia da informação, um abraço!
...Se você chegou até aqui, então saiba que está a poucos cliques de conseguir responder as perguntas que deixei lá no início da publicação, dê uma olhada no link abaixo:
Agora é sério, tchau!