Executando verificação de segurança...
1

A área de tecnologia é uma cozinha

O que percebi logo de início quando comecei a estudar tecnologias(linguagem de programação & etc..) :

É que não é uma área pra qualquer pessoa, simples assim e direto assim. Não é um caminho fácil, a estrada é longa e lenta, e requer prática constante do aprendizado(Neuroplasticidade).
O programador é aquele que consegue iniciar projetos por conta própria, claro que tem que ter uma base de conhecimento antes(ingredientes/eletrônicos/passo a passo correto).
Mas o diferencial é saber exatamente o que fazer pra executar determinado projeto.
Me responda uma simples pergunta...
Como uma pessoa sabe exatamente como fazer um bolo de chocolate com cobertura de caramelo em cima ?

Porque ela aprendeu, lógico !

O mesmo ocorre com um Programador / Desenvolvedor, pra saber se você aprendeu a programar:

a pergunta é a mesma...
Você sabe fazer um bolo de chocolate com cobertura de caramelo em cima?(programa que acessa dados gráficos de uma câmera de segurança para rotear esses dados para um pc remotamente) ?

Saber programar é saber exatamente quais ingredientes(Framework, bibliotecas, sistema op...) são os mais adequados pra receita, qual eletrônico da cozinha(sistema operacional, linguagem de programação mais adequada, etc...) e junto a esses dois princípios, qual o melhor passo a passo(algoritmo) é melhor pra montar o bolo(programa/site se assim for) da melhor forma pra fazer ele dar certo e sair o resultado desejado.

Logo entendi que a área de tecnologia nada mais é do que uma simples ou sofisticada cozinha, vai depender da receita, uma cozinha cheia de ingredientes e eletrônicos, cabe ao cozinheiro saber manipular os ingredientes e os eletrônicos, e o passo a passo da receita a ser seguido para fazer a receita dar certo.

A quantidade de ingredientes e de eletrônicos, vai depender do tamanho da receita e do passo a passo.

- Last Anonymous

2

Complementando a analogia: assim como na cozinha, na programação também existe a diferença entre o amador (que só decora as receitas e sai fazendo sem entender muito bem porque funciona, consegue resultados quase que por coincidência), e o profissional (que sabe porque cada ingrediente está ali, como eles funcionam em conjunto, entende muito bem cada detalhe do que está fazendo).

Infelizmente tem muito "curso" (e influencers, e afins) que focam na decoreba das receitas, em vez de ensinar os fundamentos. E daí cria-se uma legião de configuradores do framework da moda, e quase nenhum programador de fato.

Ainda na analogia culinária: se a pessoa só quer fritar um ovo em casa e fazer um ou outro prato simples, não tem problema decorar a receita e nada mais. Só não tenha a ilusão de que assim vai se tornar um chef de cozinha.

1

Sim ! O problema é a pessoa só querer decorar sem entender o funcionamento por trás. Existem pessoas que são inteligentes de fato, vivemos em sociedade, e o maior pecado que podemos cometer é subestimar a capacidade intelectual de uma fucking pessoa. Tem muitos carros por aí agora, em que o combustível que o mizerável usa é a água ! É possível andar com um carro movido a água, mas o governo não permite ! poucas pessoas sabem dessa informação;

Os programadores mais destacados é aquele que não sabe apenas codar, é aquele que sabe exatamente pra onde aquela inforamção está indo ! Por que ? Porque ele conhece cada parte do Hardware de um computador e pra qual parte do computador um dado está indo, onde está sendo feita a troca de informação. Para aprender a programar de verdade, é preciso apreder como o sistema físico e não físico do computador funciona. Por falo para os meus amigos que estão estudando programação a importância de estudar Hardware(sistema físico) &também; Camadas da rede de computadores(sistema não físico), e é justamente(ou injustamente) o que a maioria dos alunos de programação ignoram, por acharem desnecessária ou irrelevante, o que importa mesmo é aprender a programar e criar site...
Pff... É o mesmo que dizer "O importante é sentar no banco e girar o volante, não importa se o tanque tá cheio.". Primeiro você entende o funcionamento do veículo, depois você dirige.

1

O quê me irrita mais que qualquer coisa na área (para mim que estou quase lá de encaixar tudo para conseguir uma posição) é de quê, assim como em uma cozinha, como vc falou, é que a "página" que vc tem que estar na sua cabeça, para estar par a par com as pessoas que você queira trabalhar, nunca ninguém consegue deixar claro. Tornando bem inútil sua capacidade real com habilidades técnicas e deixando a estrada, como vc falou, longa. Eai, o que você acha? tbm sente isso?

1

Sim, você está certo ! O nome desse problema é chamado de péssimos educadores, se é que pode se chamar de educadores ! A muito tempo atrás vi um vídeo antigo gravado da aula do Prof Pierluigi Piazzi, ele também é programador e Dev Web, ele explica como um ser humano(Homo Sapiens sapiens) aprende de verdade, e como a contantes prática e as emoções tem um papel fundamental no processo de aprendizado. Ele diz que o bom professor é aquele que consegue emocionar os alunos e fazer eles reconhecerem a importância de estar constantemente praticando o que aprendeu. Porque você nunca esquece seu nome ? Porque constantemente você precisa dessa informação, e logo seu cérebro reconhece como importante e deixa salvo na memória. E é exatamente assim que o cérebro funciona no aprendizado, quando você pratica algo você está mostrando pro seu cérebro que aquela informação é importante, e então ele salva na memória e consequentemente você aprende como aquela informação funciona, porque você está em constante contato com ela, que fica fácil você ter tempo para entender seu funcionamento por trás. Quando você não pratica um conhecimento, seu cérebro não vê aquela informação como algo importante, e então ele esquece(exclui, essa é a melhor palavra pra definir esquecimento) essa informação, pro cérebro liberar espaço. Perceba, estamos constantemente recebendo informação, visuais, auditiva, tátil... O seu cérebro não tem como salvar todas, senão iriamos pirar. Então por isso funcionamos de forma volátil ! A memória Ram do cérebro é o sistema límbico, e diferente de um HD físico, a informação pode ser guardada em diversas partes do cérebro, varia de pessoa para pessoa.

DEIXO AQUI DUAS DICAS COMO PROGRAMADOR:

A primeira dica é a mais importante, pratique ! Prática é a forma que aprendemos. E a segunda dica é explique ! Explicar a informação que está aprendendo é uma forma de praticar, com isso seu cérebro capta informações despercebidas. É como o filme Matrix diz... "Tudo que tem um início, tem um fim... eu vejo o fim chegando(da informação), a escuridão se espalhando(cérebro apagando a informação), eu vejo a morte(informação excluida).