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Discussão: Marketing para SaaS

Fala galera, buenas!

Queria puxar uma discussão aqui para compartilhar e entender o ponto de vista, experiências e sugestões de vocês sobre marketing efetivo para SaaS.

Eu tenho um SaaS, compartilhei ele aqui recentemente, o Legify, e já tentei diversas formas de divulgá-lo para conseguir clientes.

Por ser um SaaS B2B, meu foco principal são advogados, principalmente recém-formados ou autônomos, que queiram buscar ferramentas de produtividade e, principalmente, divulgar o perfil profissional para indexação no Google.

É como se fosse o Doctoralia dos advogados.

Enfim, depois dessa introdução sobre o problema que quero resolver, vamos falar de marketing. Eu tentei diversas estratégias, desde as mais básicas, como aprimorar o SEO visando o longo prazo e indexação no Google, até a criação de um scraper para geração de leads.

Vou compartilhar o que tentei, o que deu errado e o que funcionou:

SEO, Indexação do Google e Blogging – É algo de longo prazo, mas já trouxe resultados interessantes. Estou tendo acessos diários vindos do Google Search, principalmente de pessoas procurando profissionais.

Cold Email – Como comentei, fizemos um scraper. No total, foram 13 mil advogados, mas apenas 6 mil tinham e-mail cadastrado. Criei um worker que disparava e-mails automáticos de marketing e, sinceramente, a taxa de abertura ou resposta não bateu 0,1%. Consegui converter apenas 2 usuários. Pelo esforço colocado, não valeu a pena. Ninguém abre e-mail, mesmo a gente cuidando da reputação para não cair em spam.

WhatsApp Marketing – Esse é polêmico. Pelas regras da Meta, não podemos fazer marketing sem o consentimento do usuário, mas fizemos mesmo assim. Comprei um número, registrei como empresarial, personalizei o WhatsApp, tudo bonitinho, e fizemos disparos manuais de mensagens de marketing. Esse, sim, teve uma conversão boa: vários perguntaram sobre a plataforma, pediram mais informações, etc. Mandamos cerca de mil mensagens, e a grande maioria dos usuários da plataforma hoje veio daí. E, mesmo com o volume, não tomamos ban no WhatsApp.

Tráfego Pago (Google Ads, Meta Ads e Reddit Ads) – Também polêmico. Coloquei um valor pequeno para testar o tráfego pago em diferentes plataformas, criei um criativo básico e, para minha surpresa, tivemos muitos cliques, mesmo com valores baixos (tipo R$ 10 por dia). No Meta Ads, por exemplo, chegamos a 100+ cliques por dia, porém 0 conversão. Minha teoria é que, como a maioria abre pelo navegador interno do Facebook/Instagram, o usuário fica com preguiça de clicar em “abrir no navegador” para logar com a conta do Google, por exemplo. De qualquer forma, traz pessoas, mas a conversão deixa a desejar.

Programa de Indicação – Tentamos incentivar advogados a convidar outros profissionais para a plataforma, oferecendo até mês grátis, mas não houve interesse. Apenas dois entraram por indicação e nunca mais acessaram.

Essas foram as formas que tentamos. Sinceramente, está sendo uma das nossas maiores dificuldades hoje: compartilhar a aplicação, mostrar seu valor e converter pessoas para se cadastrarem. Mesmo com a conta gratuita, os profissionais até demonstram interesse, mas a taxa de conversão é baixa, apesar de o processo de onboarding ser rápido e simples.

Outro ponto difícil é converter de gratuito para pagante. Estamos pensando em mandar mensagens via WhatsApp para os profissionais cadastrados, fazendo pequenas entrevistas: perguntar se já usaram as ferramentas da plataforma, se querem mais detalhes, quais dores enfrentam hoje e se têm feedbacks.

Enfim, esse foi meu 50 cents sobre o que estamos passando. Estou pensando seriamente em compartilhar isso em redes como o X, contando os desafios que estamos enfrentando com o SaaS.

Queria a opinião de vocês sobre tudo que escrevi acima — e também se acham válido compartilhar isso publicamente.

Sucesso a todos e bora ficar rico! 🚀

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Valeu por compartilhar, cara!

Bem legal ver esse panorama das diferentes estratégias.

Como foi no GoogleAds especificamente?
Gosto da plataforma pelas métricas que facilitam acompanhar e ajustar a estratégia.
Além de não ter esse problema que você citou do Meta Ads.

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Com o GoogleAds deu muito volume, mas tambem nada de converter, é muita gente curiosa que clica, le a landing e fecha, geralmente pessoas procurando os profissionais no meu caso.

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Cara, muito massa sua discussão sobre isso.

Eu estou finalizando meu SaaS e estou chegando bem nesse ponto que você está comentando e acredito que vai me ajudar muito.

Um problema que estou tendo, não sei qual tecnologia utilizou e qual host utilizou para hospedagem, mas conseguiria comentar um pouco como foi sua configuração para indexar a página no Google?

Estou tendo problemas com isso e caso possa compartilhar sua experiência seria de grande ajuda.

  • Estou usando NextJS e hospedando na própria vercel.
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Eu usei next, vc configura o metadata todo no layout, da uma procurada nos tutoriais da vida por ai, ou chatgpt, é bem facil!

O ponto chave é vc colocar as keywords, descricoes, etc bem feitinhas, ai é sucesso

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Entendi, então, esse é meio que meu problema. Configurei toda essa parte de keywords, descrição, título, imagem etc.

E mesmo com isso, após solicitar no Google Search Console para indexar meu domínio e configurar um Registro DNS dentro da vercel seguindo a documentação o site não está sendo indexado.

É um processo lento mesmo ou deveria começar a funcionar em questão de 1/2 dias?

(Edit)
Sim, é um processo lento, e após mais de uma semana o site começou a ser indexado corretamente.