E aí, tudo bem, Raphael?
Primeiramente, parabéns: gostei muito da interface do jogo! Eu não conhecia jogos nesse estilo e o seu ficou visualmente muito bonito. Antes de responder às suas perguntas, queria deixar alguns feedbacks como jogador: senti falta de um tutorial visual simples antes de iniciar a partida, explicando tanto a economia das moedas quanto as mecânicas básicas do jogo. Por eu não conhecer o gênero, isso pesou um pouco para mim. Mas todo o resto está impecável!
Sobre as dicas que você pediu, vou responder de forma organizada:
1. Descobrir o que o seu público gosta
Um bom ponto de partida é definir métricas relevantes. No seu caso, por exemplo: quanto tempo o jogador passa no jogo? Quantos jogadores estão ativos ou cadastrados? Que outros jogos o seu público costuma jogar? Espaços como TabNews, Reddit ou até mesmo Hacker News são ótimos lugares para colher feedback.
Para acompanhar métricas, há ferramentas e plugins que você pode implementar no seu site, como Google Analytics, PostHog, ou até mesmo soluções customizadas dentro da sua aplicação.
No caso do seu jogo, vale também criar personas ou arquétipos baseado nas métricas de uso: por exemplo, jogador casual, competitivo, visitante, etc.
2. Pensar no produto como um todo
Algo que me ajudou na transição de apenas “codar” para pensar no produto como um todo foi buscar equilíbrio entre desenvolvimento técnico e foco no usuário. É difícil, mas quando você entende que o código é apenas uma técnica e que o produto nasce da percepção coletiva dos usuários... muita coisa muda.
Por exemplo, o Instagram tem muitos bugs, às vezes nem funciona direito, mas isso não faz as pessoas abandonarem a plataforma para uma outra sem bugs. O mesmo aconteceu com o Facebook nos seus primeiros anos: o código era cheio de remendos, mas mesmo assim as pessoas continuavam lá. É ótimo construir algo rápido, bonito e organizado, mas se não atender ou ouvir as necessidades do usuário, de nada adianta.
Outro exemplo: o iFood poderia, tecnicamente, ser apenas uma automação no WhatsApp. A dor de cabeça técnica seria até menor. Mas isso não faria as pessoas deixarem de usar a plataforma, porque o que importa é a experiência e a percepção do usuário. O código é uma ferramenta para construir o produto, mas não é o produto em si. O produto é a percepção dos usuários: se algo satisfaz ou não suas necessidades sejam elas mentais (necessidade de validação, de pertencimento, de felicidade etc.).
Continue desenvolvendo o jogo: ele está muito bom e visualmente bonito. Vou voltar a jogar algumas vezes 😄