Executando verificação de segurança...
1

Estado na apresentação é sim necessário, tipo, é todo o ponto de existir JavaScript.

O que é desnecessário na maior parte das vezes é o estado inteiro da aplicação (que é o que vc acaba gravando no banco de dados), provavelmente é isso que você está se referindo, que até onde eu entendi lendo a doc, tbm é o ponto do HTMX, e nisso eu tbm concordo.

Você precisa disso para escrever os componentes, por exemplo você vai e escreve uma validação de formulário, você precisa de estado para fazer conseguir atualizar as classes dos campos. Outro exemplo é um modal (eu sei que agr tem tag de modal e a popover api) vc precisa de estado para manter o estado de aberto/fechado

Uma coisa que eu sempre preciso de estado para lidar é um input que simboliza uma lista, e ai você vai adicionando novos campos, manter estado no back-end para isso é algo que seria um desperdício de internet. Até a pessoa terminar de criar/editar os itens, é um estado que deveria ser totalmente local. Você só precisa de estado no back-end para salvar as modificações da lista.

Em Data Tables com filtros também é algo bem útil (nem que seja só para saber quais filtros foram selecionados).

Então sim, estado é importante no front-end tbm, ele não serve só para coisas que vc lidaria com AJAX (o que sim tem como eliminar e eu concordo com vc nesse ponto), mas sim para estados locais de alguns componentes se não tiver isso não rola a interatividade dos componentes, a gente ia ficar dependente de os caras nos darem novas tags que fazem o que a gente precisa.

Carregando publicação patrocinada...
Conteúdo excluído
1

Então, isso que vc escreveu é exatamente o meu ponto. Você não deveria usar o documento como a sua fonte do estado, por conta separação entee apresentação e estado, era esse o ponto quando o MVC foi criado, e depois virou o ponto novamente quando propuseram o Flux (que inclusive funciona muito bem no Elm diga-se de passagem).

Se você depender do DOM para isso, você vai ter que inserir o DOM nas suas outras funções, e isso vai forçar você introduzir efeitos colaterais onde não deveria, outro ponto é que para usar o documento como fonte da verdade só dificultaria serializar ele de volta em valore usaveis pelo JS, é muito mais simples a abordagem atual onde você começa dos dados e o componente é só um adapter desses dados e não o contrário. Fora que se você depender do DOM para isso, você não vai conseguir fazer as coisas de modo declarativo.

Se você usa React e cia para isso, você pode escrever a abstração da manipulação desse estado de forma pura e declarativa, o que é muito melhor que ficar escrevendo código imperativo de coisa que é só detalhe de implementação.

Ficar dependendo do DOM para manter o estado só vai fazer tudo regredir para era JQuery, e a história já provou como o modelo declarativo é muito superior.