Não sei se foi sorte, mas desde sempre gostei de mexer com web. Só que, ao mesmo tempo, sempre bate aquele medo: “E se eu aprendesse Java ou C#? Será que não seria melhor mudar o caminho que estou trilhando?”.
Eu realmente gosto de trabalhar com web, JavaScript e UI/UX, mas sempre existe aquela voz no fundo da mente dizendo: “E a área de dados que está bombando? Vai deixar passar o bonde?”. É uma sensação estranha.
Moro no interior do Paraná, e por aqui a maioria das vagas que aparecem são voltadas para sistemas feitos em Java. Já as poucas vagas mais modernas geralmente pedem alguém full stack — mas no sentido de fazer tudo sozinho, como se fosse “programar pra NASA”: front-end em React, mobile com React Native e ainda cuidar de banco de dados com MySQL. Como as empresas não têm estrutura para manter um time inteiro de desenvolvimento, acabam contratando uma única pessoa para assumir tudo. Ai pra ter alguma chance tem que procurar vaga na cidade vizinha a 50km.
Mas como vc falou, ter um caminho claro e seguir ele até o fim é muito difícil, o volante da direção ta sempre puxando pra um lado ou pro outro. Insegurança da porra.