Executando verificação de segurança...
4

A Comunidade de Hacking me impressiona

Sempre que vejo conteúdos relacionados a Hacking fico me perguntando se existe algo parecido na comunidade de devs. É impressionante a quantidade de eventos, grupos e toda a cultura que existe dentro do hacking. Já no desenvolvimento, não enxergo isso da mesma forma. Talvez seja a clássica impressão de que a grama do vizinho é mais verde, mas sinto que muitas práticas e rituais da cultura hacker poderiam ser traduzidos para o nosso meio também.

Pelas minhas experiências, percebi que o ambiente de desenvolvimento tem um aspecto muito mais corporativo. Isso me leva a pensar: será que sou apenas um vendedor de soluções, automações, integrações....? Talvez seja só o ego querendo acreditar que há algo além disso, mas não consigo deixar de me questionar.

Dentro das comunidades dev que conheci, a sensação é de que a gente não se ajuda tanto. Claro, existem exceções ,grupos e iniciativas mais colaborativas ou que propõm uma ideia parecida,, mas muitas vezes vejo dúvidas postadas caindo no vazio, enquanto ganham mais espaço notícias irrelevantes ou anúncios de vaga. Esse contraste me incomoda.

O que eu queria mesmo era ver mais eventos onde desenvolvedores fossem valorizados, reconhecidos e engajados de um jeito mais lúdico algo que lembrasse aquelas “coins” distribuídas em encontros de hacking. Não pelo prêmio em si, mas pelo sentimento de fazer parte de uma comunidade viva

Mas também fico me questionando se isso pode ser também em parte culpa minha por evitar me expor ou me expressar nessas comunidades.

Queria muito saber a opinião da comunidade nesse ponto.

Carregando publicação patrocinada...
3

Acho que você não está com uma visão muito clara do que é hacking, porque hacking engloba desenvolvimento de software também. Nos eventos de hacking mesmo (e não de segurança da informação, que são coisas diferentes) é comum inclusive ter desenvolvedores, gente falando que desenvolveu isso ou aquilo etc.

Claro, vai ser muito mais comum você ver gente interessada em desenvolvimento low level e não desenvolvimento web (se é isso que você quer), isso pela própria natureza da cultura hacker de buscar o conhecimento técnico profundo sobre como as coisas funcionam.

Mas nada te impede de se incluir nas comunidades de hacking como um desenvolvedor, e você achará outros devs por lá. Não coloca na sua cabeça que hacking é sinônimo de segurança da informação, porque não é.

2

Acho que as comunidades das linguagens de programação tem mais esse perfil daí. Já ouvi falar muito bem das comunidades Ruby e Python. Inclusive o pessoal de Python tem uma frase que costumam repetir: "Came for the language, stayed for the community". As conferências de Ruby são muito elogiadas, dizem que o povo é bem bacana e se ajuda muito.

Mas é algo bem nichado. Uma comunidade geral, englobando todos os devs, deve ser mais difícil de manter. Até porque tem gente que adota uma linguagem como que adotando um time de futebol.

1

Concordo, mas sinto que falta representação nessa área. Quando penso em senso de comunidade, imagino algo que una as pessoas, independentemente da linguagem de programação. Você participa de alguma comunidade ou algo parecido? A sua experiência foi boa?

2

Não tenho muita experiência com comunidades. Não uso redes sociais, só comento por aqui. Mas quando tava programando em Python, percebi isso nos sites que acessava pra buscar informação.

Agora to programando em C++, e por isso tenho visitado mais sites que falam sobre a linguagem. Parece que tão trucidando C++, tem muita gente reclamando, comparando com Zig, Odin e Rust. E por causa dos problemas de gerenciamento de memória e manipulação de ponteiros, rotularam a linguagem de insegura. Então a percepção é que a comunidade tá sendo muito afetada.

2

discordo do sentimento geral, pra mim ele ta certo, principalmente o pessoal mais pro lado menos legalizado tem uma vibe de colaboração mais desimpedida que nós devs...

Pega o LOIC ou o Sub7 nas respectivas épocas, o negocio era horrendamente feito com muita reza e sorte, o criador do Sub7 fez o negócio em delphi sem nenhuma pretensão.

Se fosse pra gente fazer isso, estariamos até hoje discutindo quantos espaços usar na identação (o certo é 4)