Executando verificação de segurança...
3

Perdi uma vaga de $60k/ano por não saber inglês

Perdi uma vaga de $60k/ano por um motivo bem simples: inglês.

O mais “dolorido” é que, tecnicamente, eu atendia praticamente todos os requisitos. Mas no fim, faltou o que é básico pra trabalhar global: comunicar bem (e com confiança).

Hoje eu já faço várias coisas em inglês:

  • vejo séries/filmes em inglês com legenda PT-BR
  • celular e PC em inglês
  • Duolingo aqui e ali
  • código sempre em inglês (variáveis, commits, docs)
  • prompts pra IA em inglês

Mesmo assim eu sinto que tô no ponto que muita gente fica: consigo consumir “pedaços”, mas na hora de assimilar conteúdo rápido e principalmente falar/escrever com naturalidade… travo.

Meu gargalo atual:

  • quando pego vídeo-aula/artigo em inglês, eu empaco em palavras que não conheço, vou traduzir, perco o ritmo e desanimo
  • estou sem tempo pra “sentar e estudar horas”
  • tô cogitando parar com freela porque ele come o tempo que eu poderia investir nisso (meu plano é: 2 passos pra trás pra um salto pra frente)

Queria dicas bem práticas de quem já passou por isso:

  1. Qual método funcionou de verdade pra sair do “entendo com legenda” pro “consigo me virar numa call”?
  2. Alguma comunidade boa (Discord/Telegram/Meetups) pra praticar conversação com devs?
  3. Como vocês fazem pra estudar inglês com pouco tempo, mas com consistência?
  4. Se você já largou freela pra focar em algo maior: vale a pena? como você decidiu?

Aceito conselhos, críticas. Quero resolver isso de uma vez.

Carregando publicação patrocinada...
3

Para melhorar minha conversação, utilizo esse canal do Discord, que reúne justamente pessoas que querem aprender/melhorar seu inglês. Como são pessoas de todos os lugares do mundo, você ouve diversos sotaques e amplia muito seu vocabulário. Há também "aulas" semanais, nos ditos clubes, com professores nativos, sobre assuntos específicos do dia.

2
1

A minha dica não é convencional, mas me ajudou muito: jogar RPGs em inglês. Vou dar o exemplo de Fallout, pois ele têm muitos diálogos e você realmente precisa entender o que está escrito para conseguir avançar no jogo. E é legal que eles falam e tem o texto escrito junto.

Pokemon não é tão legal, pois, uma vez que você já sabe a mecânica do jogo, você não precisa ler muito os diálogos para conseguir avançar.

Deixar o seu computador e celular em inglês ajudam muito também, pois você usa eles diariamente e mais importante que tudo é você sempre estar em contato com a língua, de preferência sem você se esforçar.

1

Eu perdi uma vaga de front-end na Booking por não saber inglês. Na epoca eles pagavam tudo, fazia todo processo pra vc ir trabalhar presencialmente na Irlanda, eu era solteiro, daria super certo.

Passei na prova técnica, mas reprovei na fluência em inglês (que era quase zero kkk).

1

O problema é focar na tradução. Enquanto você traduzir na cabeça, não vai conseguir falar sem interrupções. Foque no contexto: leia livros sem parar para traduzir e só depois busque o significado, não a tradução. Aumente seu vocabulário usando um dicionário, e não um tradutor. Use o inglês para falar consigo mesmo na sua cabeça; eu penso em inglês. Vá para algum país que fale inglês e passe um tempo lá também. Isso, por si só, não ajuda, mas, se você interagir bem, vai melhorar bastante a audição. Por exemplo, a Guiana é um país pobre aqui perto, super barato para viver, e fala inglês.

Você já está no caminho certo, porque identificou a necessidade e tem uma motivação forte. Logo, vai conseguir.

1

Digo por mim, minha realidade (23 anos, casa dos pais ainda.) Meti a cara num cursinho famoso rs CCAA, tenho visto a evolução, apesar de ser um curso relativamente grande (8 módulos, 2 por ano), e uma margenzinha de investimento considerável, estou me planejando para um mini-intercâmbio (1-2 meses fora, Irlanda mesmo, fácil de entrar e relativamente "barato").
Fora que agora estou experimentando um app de praticar línguas, chamado Tandem, voce se cadastra, escolhe qual lingua já fala, qual(is) quer praticar, e ele te recomenda uma pá de gente que tem escolhas semelhantes, e ai você pode praticar via chat/chamada/video. Fora as calls mundias, que reune gente de qualquer lugar do mundo.
Fora isso, básico bem feito, mais vídeos, audios, textos, escutar conversas, tudo em inglês pra pegar a listening. Sem segredo, tira um tempo pra estudar, ter rotina é extremante importante, sem constância não vai rolar e sem pressa para o resultado, não vai ser coisas de dias que vão resolver o seu "problema".
Quem sabe ver uma série full inglês ? Friends é amigável como novatos, se é que tu é novato.

1

Oi Ivan, tudo bem? Poderia me dizer como você está se planejando para 1-2 meses na Irlanda? Sabe me informar do que precisa e quais os meios? Vejo essas oportunidades de intercambio como um dos melhores jeitos de aprender na prática, além das sugestões já citadas.

1

Meu planejamento inicial foi bem restrito, foco totalmente na ida rs, sem pensar no turismo. Então no minimo 20k pra ir 1mês, 5k curso de ingles (5x semana 08am - 13pm), 5-6k de moradia, optei pela opções de moradia que a escola forneceu (ap unico, ap compartilhado ou host-family), 5k de passagem, sobra ainda uns 4-5k para tu "viver" lá. Pode ser pouco ? Pode, mas de novo, foquei somente na ida, pra praticar inglês e tals, se quiser sair mais, visitar outros paises da Europa, já que são extremamente pertos, recomendo levar mais dinheiro. Fora que, estando lá você pode arrumar um freela (bar, restaurante), então já faturaria em Euro, facilita um pouco ganha money e vivencia com os nativos.
Morando em airbnb/Ap compartilhado, tu pode deixar mais barato a moradia, optei por host-family por conta da vivência.
Os valores podem sofrer variações conforme a temporada(mês) que você vai...

1
  1. Qual método funcionou de verdade pra sair do “entendo com legenda” pro “consigo me virar numa call”?
    R: Tem que praticar, bastante. Tanto o listenning quanto o speaking.

  2. Alguma comunidade boa (Discord/Telegram/Meetups) pra praticar conversação com devs?
    R: Eu mesmo não tenho, mas peguei a dica do colega alí.

  3. Como vocês fazem pra estudar inglês com pouco tempo, mas com consistência?
    R: Estuda aos poucos mesmo. Se organiza, evita coisas desnecessárias como ficar scrolando rede social. Abre mão de alguma coisa para estudar. Cria uma rotina, um compromisso na sua agenda.

  4. Se você já largou freela pra focar em algo maior: vale a pena? como você decidiu?
    R: Freela não larguei, mas deixei outras coisas por um objetivo maior. Se vale a pena, depende do que você vai largar e do que você vai focar. Em vários casos, vai ser uma aposta mesmo. A decisão vem da prioridade e estratégia. Vou largar isso um pouco agora para ganhar depois.


Eu estou com o inglês aqui, só me falta a vaga!