Executando verificação de segurança...
1

Como criei a API do I Hate Background e um pouco sobre o processo de divulgação

Essa postagem é a quarta de uma série que estou escrevendo aqui. A minha intenção é mostrar o processo de criação de um produto do zero.


Contextualização

Na última postagem falei sobre o fracasso da divulgação, seja de forma orgânica, ou através de pesquisa paga. Ainda estou nessa saga e falarei disso mais abaixo. No meio tempo também decidi lançar uma API com 1/3 do valor da concorrência.

Criação da API

No escopo original não estava a ideia de lançar uma API. Mas, na verdade, isso era meio que inevitável. Como eu quero o quanto antes buscar forma de monetizar através de entrega de valor, isso, mais cedo ou mais tarde, iria acontecer. Revolvi seguir a mesma proposta de qualidade e robustez do webapp, então utilizei a biblioteca Transformers da Hugging Face para o Python. Como interface REST API utilizei o FastAPI.

Como escolha de modelo eu fiquei dividido em vários disponíveis. Testei até abordagem híbrida utilizando SAM 2 com RMBG 2.0, mas a sensação que ficou é o modelo da Meta é meio inútil. Por hora, fiquei com o modelo BiRefNet com o treinamento de ultra-detalhes. Essas e outras informações você consegue ver no repositório: https://github.com/LuSrodri/canva-copy-api.

Por utilizar um modelo relativamente pesado, resolvi utlizar a infra do Google Cloud Run com Nvidia L4. Isso garante uma média de 4 segundos de processamento para uma imagem 1024x1024. Para acesso, optei pelo Rapid API, pela facilidade de configuração, alta disponibilidade, e divulgação. Caso queira testar a API, utilize o link presente na fonte desse artigo.

Posso dizer que, como diferencial, a API do I Hate Backgrond possuí uma alta disponibilidade, robustez, e consistência nos resultados das imagens. Mas como principal diferencial, custa 1/3 por imagem processada em relação ao concorrente principal.

Divulgação

Agora vem a parte mais chata que está sendo esse projeto: divulgação e engajamento. No começo optei por utilizar pesquisa paga, fiquei mais de dois meses, e testando várias e várias abordagens, e simplesmente não houve qualquer engajamento. Depois resolvi passar por fazer divulgação de forma orgânica.

No começo utilizei principalmente o Tabnews e o LinkedIn — dois que dão um engajamento momentâneo mas logo depois cessa. Depois testei fazer no Reddit, onde tive a conta suspensa duas vezes — desisti (aparentemente divulgar o próprio projeto é quase um crime). Fiz algumas postagens, também, no devto e em alguns outros portais, sem muito sucesso.

O que deu um pouco melhor de engajamento foi o Product Hunt, mas também nada de outro nível. Caso queira apoiar lá, segue o link: I Hate Background no Product Hunt.

Por fim, acho que vai ser um trabalho extremamente lento e chato. Talvez vendo resultados em semanas, se não, em meses. Não sei se vou conseguir manter esse ritmo de postar de forma períodica. Se o projeto não vingar hoje, talvez eu deixe um pouco de escanteio e seja que Deus quiser. A semente foi plantada.


O que você achou desta postagem? E o que você diria para mim sobre esse projeto? Comenta aí por favor!

Carregando publicação patrocinada...