Executando verificação de segurança...
4

ProtonMail - Será o provedor de email mais seguro de 2023?

O Proton Mail é o maior serviço de email seguro do mundo. Oferece criptografia de ponta a ponta e muitos outros ótimos recursos de segurança para manter suas comunicações privadas. Mesmo a empresa que hospeda seus e-mails não tem como lê-los, portanto, você pode ter certeza de que eles também não podem ser lidos por terceiros.

Mas por toda essa conversa, quão seguro é o Proton Mail? Existem brechas? E quanto custa se inscrever? Felizmente, temos todas essas informações e muito mais nesta revisão do Proton Mail.

Etiquetas personalizadas

Se você valoriza a produtividade, organizar sua caixa de correio pode ser entediante se os desenvolvedores de serviços não se importarem com a experiência do usuário. Muitos provedores de serviços têm opções de pasta para agrupar e-mails, mas pode não ser suficiente. Para aumentar a flexibilidade do serviço, o Proton Mail possui etiquetas personalizadas que você pode adicionar separadamente das pastas. A melhor parte é que você pode adicionar e-mails aos rótulos e isso não interferirá na categorização de suas pastas. Se você decidir remover um rótulo do email, ele não mudará a pasta. Além disso, se você não precisar mais de um rótulo, poderá excluí-lo sem pensar duas vezes –, ele não excluirá nenhum email.

Endereços de domínio curtos

Se você acha o domínio protonmail.com assustador, por que não reduzi-lo? Você pode receber e-mails na caixa de entrada associada, mantendo o nome da caixa de correio e desativando o nome de domínio. Por exemplo, se o seu endereço de email for [email protected], você pode trocar protonmail.com e usar o domínio pm.me [email protected]. Todos os usuários podem receber e-mails pm.me, mas responder aos endereços pm.me é reservado apenas para usuários premium. Além disso, esse endereço não conta para o limite total de endereços que você pode criar com uma única conta.

Vários layouts e temas

Anteriormente, o Proton Mail costumava ter a única opção de layout. A aparência não era sua força particular. No entanto, recentemente eles redesenharam toda a interface do usuário. Foi uma reformulação completa que não mudou desde o início, sete anos atrás, quando eles foram lançados.

Você pode selecionar um tema de cores em 6 modelos. Portanto, se você prefere temas mais sombrios ou deseja permanecer com os clássicos, terá opções para escolher.

Em segundo lugar, há uma opção para personalizar as opções de layout. Aplica-se aos tamanhos de caixa de entrada, compositor e ícone. Todos eles podem ser ajustados independentemente um do outro. Você pode recriar completamente o Gmail se estiver mais acostumado com a caixa de entrada deles.

Todas essas adições fazem do Proton Mail um dos provedores de email seguros mais personalizáveis e convenientes.

Filtros rápidos

O Proton Mail expandiu drasticamente seus recursos de pesquisa. Você pode procurar palavras-chave e endereços de email específicos, caixas de entrada, datas e se as mensagens foram lidas ou não. Isso é muito conveniente, pois muitos provedores de email criptografados não optam por incluir o recurso.

Vale ressaltar que esse recurso o ajudará até certo ponto. Como você pode ver, não é possível pesquisar o conteúdo do email. É porque os e-mails são armazenados em seus servidores com criptografia de conhecimento zero. Por sua vez, eles não podem ser indexados, o que também significa que não podem ser pesquisados.

Atalhos do teclado

Se você deseja usar o Proton Mail mais rapidamente, pode ser uma boa ideia domar os atalhos do teclado. Usando-os, você pode salvar rapidamente os rascunhos, abrir a mensagem anterior, mostrar a mensagem original etc.

Dá mais flexibilidade ao usar o Proton Mail. Sem mencionar, se você permanecer com ele por mais tempo, os atalhos se tornarão uma segunda natureza. Eles são um pouco diferentes dos atalhos do teclado do Outlook. Ainda assim, eles são intuitivos o suficiente para atender mesmo para usuários iniciantes.

Ferramentas de migração

Se você hesitar em entrar no outro serviço porque precisaria começar do zero, isso pode ser uma desvantagem grave. É especialmente verdade para usuários de negócios que não podem gastar os valiosos recursos copiando seus contatos nas caixas de correio, uma a uma. Por esse motivo, o Proton Mail desenvolveu um aplicativo proprietário que permite exportar e importar seus dados de outras caixas de entrada como Gmail, Outlook ou Yahoo. O recurso é apenas para contas Plus, Professional e Lifetime.

VPN grátis de prótons

Ao se registrar no Proton Mail, você também recebe uma conta ProtonVPN gratuita. Este serviço permite acesso privado e seguro à Internet através de sua rede virtual privada de servidores intermediários. Isso significa que você não está navegando na Web diretamente, mas com o disfarce de um endereço IP de um de seus servidores. Portanto, é uma das melhores maneiras de proteger seu anonimato e privacidade ao navegar na web. O ProtonVPN é popular entre as pessoas que valorizam sua privacidade e é um ótimo emparelhamento com sua conta de email criptografada.

Autenticação de dois fatores

O Proton Mail também adiciona uma camada adicional de proteção na forma de autenticação de dois fatores. Isso significa que, se alguém conseguir roubar sua senha, não poderá entrar na sua conta, a menos que também tenha acesso ao seu celular.

Por esse motivo, você precisará ter acesso sempre ao seu telefone celular sempre que desejar fazer login na sua conta de e-mail antes de optar por adicioná-lo.

Para ativar a autenticação de dois fatores, você precisará instalar um aplicativo de autenticador no seu celular. Recomendamos um dos seguintes:

  • Autenticador do Google
  • Authy
  • FreeOTP

Depois de configurar a autenticação de dois fatores, você use o código exclusivo de seis dígitos do seu aplicativo autenticador para fazer login na sua caixa de correio. E você não poderá acessar sua conta até inserir esse código.

Como alternativa, você pode proteja sua conta com chaves de hardware, como o YubiKey, em vez de aplicativos autenticadores. O provedor suporta qualquer chave de segurança que esteja em conformidade com os padrões U2F ou FIDO2.

O Proton Mail é seguro?

Se você está procurando obter uma conta de email segura, é provável que sua principal prioridade seja segurança e privacidade.

Então aqui estão os centrais Recursos de privacidade e segurança do Proton Mail:

  • Criptografia de ponta a ponta
  • Sediada na Suíça com algumas das mais rigorosas leis de privacidade
  • Armazena seus dados em data centers seguros

Com a criptografia de ponta a ponta do Proton Mail, ninguém, exceto você e o destinatário, pode visualizar seus e-mails. E você também pode enviar e-mails criptografados para usuários que não são do Proton Mail. Para ainda mais segurança, o Proton Mail adiciona autenticação de dois fatores como uma camada adicional de proteção. Portanto, você pode ter certeza de que ninguém estará bisbilhotando sua caixa de entrada ou interceptando com sucesso sua correspondência.

Dito isto, em 2021, o Proton Mail divulgou o endereço IP de um Ativista climático francês depois que as autoridades suíças o solicitaram. A empresa tornou-se público, afirmando que eles não estão registrando seus usuários por padrão. Está feito apenas em processos penais. Enquanto o Proton Mail não cooperou após os pedidos das autoridades francesas, eles tiveram que fazê-lo após a Europol se tornar envolvido com o caso e contatou diretamente o governo suíço. Como eles precisam cumprir suas leis locais, desistiram do suspeito. Proton Mail revelou a data em que o endereço de email foi criado, o endereço IP vinculado a e o número de identificação do dispositivo. No entanto, eles não revelaram nenhum conteúdo de caixa de correio criptografado e não decifrável no final. Essa quantidade de log é padrão no setor.

Para evitar tais situações, poderia ser uma opção para usar a versão do site .onion. Dessa forma, seu endereço IP ficaria oculto. Além disso, certifique-se de não estar divulgando detalhes pessoais, pague criptomoedas e use um Provedor de VPN para manter suas informações seguras.

Criptografia do Proton Mail

Como mencionamos acima, O Proton Mail oferece criptografia de ponta a ponta para um serviço muito mais seguro. Mas como o Proton Mail funciona? Vamos dividir.

A criptografia de ponta a ponta é uma maneira realmente segura de impedir que terceiros possam acessar dados enquanto estão sendo transferidos entre sistemas ou dispositivos. Se o seu serviço de email usar criptografia de ponta a ponta, significa que seus dados são criptografado durante todo o processo de comunicação. Portanto, somente você e a pessoa para quem está enviando o email poderão acessar as informações.

O Proton Mail também armazena todos os seus e-mails em um formato criptografado, o que significa que mesmo os desenvolvedores responsáveis pelo serviço de email não poderão ler as mensagens na sua caixa de entrada ou caixa de saída.

Você também pode enviar e-mails criptografados de ponta a ponta para usuários que não são do Proton Mail. Isso funciona enviando um link para o destinatário pretendido que carrega uma mensagem criptografada no navegador. Eles poderão descriptografar seu email usando uma senha que você pode compartilhar com eles.

Para fazer isso, você precisará ativar o Criptografar para fora opção. Ao compor um email, clique no ícone de bloqueio na parte inferior esquerda da tela e defina uma senha ( e uma dica de senha, se necessário ).

Se você não definiu uma senha para o seu email, ela será criptografada usando TLS comum, assumindo que o servidor do receptor o permita. O mesmo vale para os e-mails enviados a você por usuários que não são do Proton Mail.

Suporte PGP

PGP ( ou Pretty Good Privacy ) é um software de criptografia para comunicações por email. Geralmente, é um método seguro para criptografar seus e-mails, mas pode ser muito complexo para configurar manualmente. O Proton Mail possui uma criptografia PGP integrada que você pode usar com zero conhecimento técnico.

Entre os usuários do Proton Mail, o PGP deve estar ativado. Depois disso, o PGP criptografará todos os emails que você trocar. Se você deseja se comunicar com as contas externas, pode permitir o PGP para usuários externos.

Funciona gerando dois pares de chaves públicas e privadas. Quando você envia um email, o remetente troca uma chave pública com o destinatário, que pode descriptografar com suas chaves privadas. Dessa forma, você pode ter certeza de que apenas o destinatário pretendido recebe a mensagem.

Anonimato do Proton Mail

Outra grande coisa sobre o Proton Mail é o fato de que ele permite que você obtenha anonimato completo, se quiser. Você nem precisa inserir dados pessoais ao criar sua conta, para que sua privacidade seja completamente protegida.

E por padrão, o Proton Mail não rastreia endereços IP, portanto, não há informações que um estranho possa usar para vinculá-lo a essa conta. Dessa forma, você sabe que seus e-mails são completamente privados.

Mensagens autodestrutivas do Proton Mail

Você pode até defina um tempo de expiração opcional em qualquer email enviado da sua conta do Proton Mail. Isso significa que seu email será excluído automaticamente da caixa de entrada do destinatário depois que ele expirar.

Isso não funciona apenas para e-mails enviados para outros usuários do Proton Mail, mas também para aqueles enviados aos destinatários usando outros provedores de email. Funciona de maneira semelhante ao Snapchat, removendo as mensagens assim que o tempo alocado passar.

Centros de dados Proton Mail

Quando se trata de armazenar seus dados, a segurança do Proton Mail parece algo saído de um filme de James Bond. O Proton Mail controla o hardware do servidor em vários locais seguros na Suíça. É o principal data center tem menos de 1.000 metros de rocha de granito em um bunker fortemente protegido, construído para sobreviver a um ataque nuclear.

Se você souber alguma coisa sobre segurança cibernética, provavelmente já deve ter ouvido falar que a Suíça é um dos lugares mais seguros para hospedar dados. Isso é porque o Lei Federal Suíça de Proteção de Dados ( DPA ) e Portaria Federal Suíça de Proteção de Dados ( DPO ) oferece algumas das mais fortes proteções de privacidade do mundo para empresas e indivíduos.

E como o Proton Mail está sediado na Suíça, isso o coloca fora da jurisdição dos EUA e do Reino Unido. Isso significa que nada menos que uma ordem judicial do Tribunal Cantonal de Genebra ou do Supremo Tribunal Federal da Suíça levaria o Proton Mail a divulgar as informações muito limitadas que ele armazenaria. Portanto, é muito improvável que alguém possa ler seus e-mails.

Proteção contra ataques de GCD em lote

Como o Proton Mail depende de infraestrutura de chave pública, é quase impossível quebrar instâncias individuais. No entanto, há casos de aquisição de grandes volumes de chaves públicas e obtenção de chaves privadas. Ele funciona com a suposição de que a aleatoriedade de um algoritmo não é tão aleatória e, com um grande conjunto de dados, pode ser possível fazer engenharia reversa de uma senha.

No entanto, o Proton Mail verificou sua medida em todo o banco de dados de contas. Entre eles, identificou apenas 90 chaves públicas pertencentes a contas de spam. Este teste mostra que o Proton Mail permanece seguro mesmo para medidas avançadas de criptografia.

Bloqueie remetentes indesejados com o Proton Mail

Quando se trata de segurança, o Proton Mail também permite bloquear remetentes indesejados para ter uma melhor experiência de email. Depois que o remetente é bloqueado, o remetente é os e-mails são excluídos automaticamente sem sequer chegar à sua caixa de entrada.

Esse é um excelente recurso que pode ajudá-lo a melhorar sua segurança. Por exemplo, se você identificar um email de phishing, poderá bloquear o remetente e evitar receber emails maliciosos no futuro.

Planos e preços do Proton Mail

Gratuito: Armazenamento de 1 GB, 1 endereço, 150 mensagens por dia, 3 pastas. $Grátis

Mail Plus: Armazenamento de 15 GB, 10 endereços, pastas e mensagens ilimitadas por dia, 1 domínio personalizado, filtros de email, resposta automática, acesso ao Proton Calendar e Proton Drive. $ 3,49 / mês

Proton Unlimited: Armazenamento de 500 GB, 15 endereços de email, pastas e mensagens ilimitadas por dia, 3 domínios personalizados, filtros de email, resposta automática, acesso ao Proton Calendar, Proton Drive e Proton VPN. $ 7,99 / mês

Design e layout do Proton Mail

A menos que essa seja sua primeira conta de e-mail, você encontrará o layout do Proton Mail muito familiar e fácil de navegar. A caixa de entrada se parece muito com qualquer coisa com a qual você possa estar acostumado com o Gmail, Outlook ou Yahoo, e é realmente fácil encontrar todas as funções básicas, como criar novas mensagens, adicionar contatos, e acessando seus e-mails preliminares.

Novos e-mails são mostrados em negrito e você pode optar por permitir notificações no aplicativo de desktop ou celular você será alertado assim que receber uma nova mensagem.

As versões pagas também permitem criar pastas, filtros e etiquetas personalizadas para ajudá-lo a organizar seus e-mails.

Enquanto isso, o a versão gratuita ainda permite criar pastas e rótulos básicos que você pode codificar por cores para ajudá-lo a encontrar as coisas facilmente.

Aplicativo Proton Mail

Além de uma versão para desktop realmente fácil de usar, o Proton Mail também possui um aplicativo realmente útil disponível em dispositivos Apple e Android.

Testamos a versão do Android e a achamos rápida, suave e fácil de usar. No momento da redação deste artigo, o aplicativo Proton Mail foi baixado mais de 1 milhão de vezes no Google Play Store e recebeu mais de 28.000 avaliações com uma classificação média de 4,5 estrelas. Enquanto isso, o aplicativo Proton Mail para usuários da Apple tem 4,2 estrelas e aproximadamente 1.500 avaliações. Portanto, é seguro dizer que o aplicativo é bastante popular entre seus usuários.

Calendário Proton

Como a maioria dos serviços de email tradicionais, o Proton Mail também oferece um aplicativo de calendário. Mas, diferentemente de outros aplicativos de calendário, o ProtonCalendar possui criptografia de ponta a ponta para manter sua programação completamente segura.

Tudo, desde o título, descrição e localização do evento até as pessoas que você convidou, são criptografados no seu dispositivo. Isso significa que nenhum terceiro ( nem mesmo o Proton Mail ) pode ver os detalhes de seus eventos. Só você conhecerá seus planos.

Desempenho do Proton Mail

Apesar de todas as camadas de segurança rigorosa, encontramos o Proton Mail bastante rápido. Ele envia e recebe e-mails com quase nenhum atraso. E o upload e download de documentos não parece demorar mais do que nos principais serviços de email, como o Gmail.

Embora não possamos ter certeza se isso começa a ficar para trás depois que você recebe milhares de e-mails em sua caixa de entrada, os primeiros sinais são de que a segurança extra não atrasa visivelmente as coisas.

Alternativas do Proton Mail

Embora o Proton Mail possa ser o serviço de email seguro mais conhecido, certamente não é o único. De fato, existem algumas alternativas que valem a pena considerar.

Proton Mail vs Gmail

O Gmail é incrivelmente popular e oferece uma quantidade razoável de segurança. Mas o Proton Mail oferece muito mais. Com sua criptografia de ponta a ponta, ninguém pode acessar suas mensagens, exceto você e o destinatário pretendido, nem mesmo as pessoas que trabalham no Proton Mail.

Enquanto isso, o Gmail não apenas pode visualizar seus dados, mas pode compartilhá-los com empresas de terceiros que podem enviar anúncios direcionados.

Dito tudo isso, o Gmail tem seus pontos positivos. Por um lado, ele pertence ao Google, portanto, sua versão de aplicativo e desktop é realmente fácil de usar e oferece muito mais em termos de suporte ao cliente. Mas para nós, não há concurso: se você está um pouco preocupado com sua privacidade online, o Proton Mail é uma escolha muito mais segura.

Atenção!
Quero deixar claro que este post não tem a intenção de promover ou influenciar ninguém a aderir ao Proton Mail. Meu objetivo é simplesmente compartilhar informações valiosas sobre esse serviço e suas características de privacidade.

1
1
1

Proton mail é muito bom, hoje em dia eu uso o Tutanota que é com a mesma proposta, mas o servidor fica na alemanha.
Meu objetivo no futuro é subir um servidor de e-mail próprio pra eu usar.