Executando verificação de segurança...
1

Quero entrar em Cibersegurança: o que esperar da faculdade e do mercado?

Olá, gurizada! Tenho pesquisado bastante sobre a carreira em Cibersegurança e estou cada vez mais interessado na área, porém com algumas dúvidas. Já entendi um pouco sobre as possibilidades, mas queria ouvir de alguns profissionais que já atuam na área: como está o mercado de trabalho hoje? Quais as expectativas do mercado de trabalho para o futuro? Quais são os maiores desafios e oportunidades? Como é a faculdade e a formação nessa área? E, principalmente, vocês acham que realmente vale a pena seguir esse caminho?

Carregando publicação patrocinada...
5

Cara, sendo bem sincero com você, area de cyber segurança é bem promissora, você consegue evoluir bem rapidamente se for estudioso e curioso, mas eu vejo que é um mercado bem dificil de entrar, raramente empresas contratam junior, o que diferencia você no mercado são as certiticações mais renomadas, você precisa entender bem de servidores e como uma rede funciona, isso é o inicio da jornada. Vale a pena seguir se você tiver um bom network para ser indicado em alguma oportunidade de trabalho, sozinho, vai ser bem difícil você conseguir a tão sonhada vaga.

2

Fala Macanhan! Então eu também estou interessado nessa area, ja pedi a IA um roadmap e ando assistindo alguns videos sobre o tema no youtube. Comecei a faculdade este ano, até o presente momento tudo que achei sobre cibersegurança foi a favor do meu interesse kkk. Acredito que a area a promissora e sei que vai haver dificuldades imensas pra ingressar e começar a ter um "nome" no mercado. Mas vai dar tudo certo, pra mim e pra voce!

2

Cara, não sou da área, mas já trabalhei em uma empresa que prestava consultoria para alguns clientes, em minha visão, extremamente limitada, a faculdade de cybersegurança é bem superficial, a galera que realmente trabalha com isso não fornece materiais nem técnicas de maneira trivial, não é algo que você encontra buscando no youtube.

Sobre a carreira, ela é extremamente promissora, mas você tem que ter um certo domínio do negócio em que vai atuar, e infelizmente tem que ter QI(Quem indica), como é uma área extremamente sensível e geralmente quem atua nela é um consultor dificilmente você entrará no mercado por pura força de vontade, e o maior desafio está ai, entrar no mercado, pois por mais que você seja um expert na teoria, se você não tem casca tu não é ngm dentro de cybersecurity. Sobre o futuro é a mesma questão de arquitetura de software / solução, não existe mágica, se você se tornar um profissional expert nisso, você sempre vai ter algum cliente para atender. Eu acredito que seja um caminho excelente, mas infelizmente não é a trilha de tijolos amarelos de Oz, é algo que você vai construir por você, pensa o seguinte, se você é um profissional de segurança você possui em suas mãos provavelmente a parte mais vital de uma empresa, então dificilmente os casos são divulgados, principalmente por ser algo que se vier a publico alguém vai se queimar e vai ser feio, seja a empresa, seja você, ou o cliente. por isso a falta de cases e informações pertinentes.