Eu sou mau acostumado com Linux Mint, que acaba entregando uma refeição pronta ... mas também sei que muitas vezes a instalação vai pro vinagre e nem sei ao certo o que aconteceu. Consigo andar pelo sistema de arquivos, mas sinto que falta por mais a mão na massa! A minha dúvida é por exemplo, poderei instalar o vscode, python, javascript, etc, etc?! Veja são questionamentos bobos, peço que me perdoe. Usuário linux não deve ser acomodado e ja experimentei pop os, ubuntu e muitas vezes o que me derrotou foi a configuração de Hardware e software. Enfim ... gostaria de tentar o Arch Linux. Grato por compartilhar!
Entendo o seu medo de vir pro Arch Linux e ter algo que você utilize e não tenha suporte. Mas, pode ficar despreocupado, o Arch Linux tem suporte sim!
A maioria das coisas que outras distros possuem o Arch Linux também possui. Tem uma ferramenta chamada AUR
(vem de Arch User Repository), que é simplesmente um "repositório dirigido pela comunidade". Tem quase tudo lá.
O Arch Linux também é bem conhecido pelo pacman
(package manager) já que ele é bem eficiente, rápido e prático. Os pacotes são atualizados constantemente.
Cara, grato por responder meus questionamentos! Tem muita gente que quer participar do universo Linux, mas quer soluções mais rápidas de instalação. A questão é: Qual a diferença dessa ação? Não será um pouco da (falta) cultura do usuário Windows? Conhecimento faz toda a diferença!
Veja que o Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu. Da mesma forma, existem diversas distribuições baseadas no Arch.
A Manjaro é uma dessas. É simples de instalar, as atualizações são mais semanais (a menos que seja de segurança).
Eu diria que bastam alguns cliques para instalar mais de 95% do que precisas dos repositórios oficiais. Algumas coisas estão no AUR que é o repositório mantido pelos usuários. Algumas coisas mais específicas precisam ser compiladas e podem ser simples ou uma dor de cabeça.