Executando verificação de segurança...
1

Eu concordo plenamente com isso.

Eu já utilizei React e NextJS para criar alguns WebApps ao mesmo tempo que também tinha que desenvolver o backend com NodeJS, Python ou PHP.

Depois de fazer uma análise profunda, não vi a menor necessidade de construir aplicações com o frontend desacoplado do backend, uma vez que criava as soluções na maioria das vezes sozinho, não era um projeto que iria ter uma alta carga de requisição...

Hoje estou usando uma única Stack (Django completo no backend e no frontend com Django template) estou integrando algumas tecnologias como o AlpineJS e outras libs para dar o mínimo de dinamismo as UI.

Percebo que a minha produtividade aumentou muito, diminui a complexidade do ambiente de desenvolvimento, e o debug do Django integra tanto o frontend quanto o backend.

Claro que sim existirá casos onde o backend será criado para prover endpoint para "N", aplicações, nesse caso uso o Django Rest Framework.

Carregando publicação patrocinada...
1

Se for ver por esse lado, um low code com uma IA resolve ainda melhor, não precisa nem de programador, nem de modelagem de banco de dados e 1 clique tá publicado. Existe um motivo pelo qual empresas grandes adotam certos padrões e pode ter certeza que não é pelo gosto pessoal do dev. Para as outras, até um wordpress bem configuradinho resolve. Tornar seu trabalho mais fácil não é uma métrica de qualidade, depois a empresa cresce e começa a jornada para refazer o sistema que só o cara que desenvolveu entende o código e os inúmeros puxadinhos e padrões inventados.