Executando verificação de segurança...
7

Quero opinião de voces sobre os melhores notebooks

Eu vou escrever um artigo sobre os melhores notebooks para programadores e gostaria de saber de voces qual voces usam? qual modelo e se ele dá conta, estou fazendo essa pesquisa pois quero indicar modelos que realmente aguente o tranco, vou postar o artigo futuramente no meu blog https://contextotech.com.br

Carregando publicação patrocinada...
3

Não seria melhor você escrever um artigo onde você é especialista?

Já parou para pensar que está pedindo uma lista de pessoas aleatórias na interne t com seus vieses para mostrar exemplos que provavelmente não vão encaixar no que a pessoa que vai ler precisa. Você pode estar pensando, mas a internet está cheia disso. Sim, mais um motivo para não ser mais um.

Na verdade. esse é um assunto complexo e não parece ter uma resposta definitiva possivelmente feitos por humanos, e mais ainda por IA. Você só acha listas praticamente aleatórias que interessam ai autor apenas gerar tráfego para ele sem ajudar ninguém de fato. Em alguns casos interessa atém mesmo ganhar um troco com indicação, o que pode ser pior ainda.

Se é para fazer algo ruim assim, eu prefiro que faça por IA e diga que foi feito assim. Mas se insistir que foi feito por humanos, coloque um link para esta página.

Vou falar sobre minha experiência de 40 mais de 40 anos, com premiação, onde estudo muito mais que apenas a a computação (dou carteirada mesmo porque tá foda a produção de conteúdo na internet). Isto aqui não é uma resposta definitiva.

Programador sério não usa notebook, usa o melhor desktop que puder e compensar, em geral custando metade do preço do que um notebook custaria com a mesma configuração. Notebook é fetiche para a maioria das pessoas. Mas pode ter casos que a pesssoa pode realmente precisar de um porque o trabalho dela é muito móvel. Ainda assim eu preferiria ter um desktop bom e um notebook para quebrar um galho e é o que eu fiz.

Tenho uma máquina montada em 2017, sem desligar desde 2017 em que eu gastei uns 5000 reais na época. Tudo do bom e do melhor desde processador à fonte. Hoje é um computador meia boca mas me atende muito acima do que preciso. Não peguei placa de vídeo porque não precisava e fazia de tudo, a única coisa é que em alguns jogos que eu nem jogo de verdade não fica com a imagem mais bem definida posssível. Claro que coloquei 15GB e o melhor SSD que podia (não o maior, at´pe porque r=tenho um HDD só para storage - externo é melhor). Foi a última geração que não permite instalar o Windows 11 sem gambiarra. Esqueci de dizer que tenho um monitor de 40" 4K.

Agora vou fazer vídeos pata o meu canal (veja abaixo) e fazer experimentos com IA caseira, então uma GPU dedicada se tornou necessária, a que vem com a CPU sempre deu conta de tudo, mas agora complicou. A edição até dá na maioria dos editores, sofre um pouco no Premiere e é virtualmente impossível no Da Vinci Resolve.

Fui ver o preço da placa de vídeo pro meu computador e ela custa mais caro que uma placa algumas gerações superiores, mas aí eu tenho que trocar todo o computador, e é o que vou fazer, pegar o processador mais novo, porém mais intermediário e mais barato que é muito melhor do que o que eu tenho, por 32GB, SSD melhor e MB decente, além de uma GPU de melhor custo-benefício. Eu queria ter montado um computador para sempre e quebrei a cara, eu podia ter gasto muito menos naquela época e hoje vou ter uma máquina média, olhando mais o CxB e que não me dê prejuízo se daqui 5 ou 10 anos tenha que vender.

Em Los Angeles comprei um notebook que o cara da Best Buy falou que era fraco porque só rodava web. Foi o que peguei, porque se roda web roda o Visual Studio (full não estou falando do Code), com esforço roda até duas instâncias dele. É so para palestrar, mas uso aqui e ali para fazer alguma programação, mas prefiro mais para estudo. Não pretendo trocar nem nos próximos anos. Pague uma merreca, acho que não tinha notebook mais barato a não ser com HDD, que tem sempre que fugir dele. A fiscal da receita ficou muito triste achando que ia me pegar com a máquina fora da cota, mas não chegava nem perto, e naquela época a cota era bem menor.

Eu trocaria o NB por um tablet se achasse um que encaixa no que preciso e seja barato.

Reforço, para ter um NB que me deixaria 70% confortável eu gastaria o que gastei no desktop + o NB simples.

Mas cada pessoas tem um gosto, uma necessidade diferente.

Acer quase sempre foi o melhor custo-benefício que existe, mas não sei como está hoje. Eu tenho um Asus. Quer um parrrudão, se prepare para gastar entre 5 e 15 mil reais. Com pouco mais de 5 mil reais você monta um desktop que é praticamente um servidor, com sobras.

A escolha errada de máquina é mais um fato que m ostra como falta engenheiros na nossa área, estamos cheio de micreiros. Mas não recrimino qualquer escolha bem-feita, mesmo que eu não goste ou que não sirva para mim, expus minha situação, só isso, a de cada um que for ler oque postar será diferente.

Preço varia muito. Você coloca um como o melhor e tem um preço bom, uma marca despenca o preço e aí o que você indicou passar ser uma máquina boa de custo muito alto. Um dos motivos que não faça essa lista.

De qualquer forma tenho amigos que "importam" máquinas e outros produtos com preço bom, é só encomendar, é gente confiável, garantia total, pode parcelar no pix sem juros.

Pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2
2