Executando verificação de segurança...
6

Projetos Milionários, o grande sonho de todo Dev.

Eureca! Acabei de ter a ideia de um projeto 'milionáio', é uma ideia incrível! A ideia é desruptiva e com certeza vai render bastante. Preciso apenas codar e ajustar uma e outra coisa. Facíl, facíl!!
Quem nunca?!

Mais tarde podemos abrir uma discussão mais séria sobre o que realmente é um "projeto milionário".

Todo bom desenvolvedor em algum momento, quase sempre no início da caminhada, já se viu com a sensação de ter em mãos uma ideia de um projeto incrivelmente brilhante, um "projeto milionário", que ganharia o mercado e renderia rios de dinheiro. Eu, sendo modesto, devo ter tido uns 10.

Geralmente esses projetos parecem soluções "fáceis" de implementar e extremamente necessárias.Mas por algum motivo "mágico", parace que somos os únicos que enxergam a oportunidade. Em meio a esse "despertar(epifânia)", com enorme gás inicial, mergulhamos de cabeça e com motivação absurda colocamos a mão na massa.

Dado o contexto, nesse post, chamaremos de "projetos milionários" aqueles projetos que têm origem em ideias superestimadas, muitas vezes irrealistas, e não de uma real necessidade do mercado - estou a falar de projetos apixonantes cujo o conceito nos cega e faz parecer o sucesso óbvio e garantido sem pesquisa alguma.

Para "projetos milionários" como os descritos, existem vários problemas que muito cedo começam a tornar a realização impossível. Citanto, os principais, para mim, são:

1 - São superestimados.

Normalmente, esses projetos nascem de ideias "genias", "genias" não necessarimente por serem genias, que
acabam por não resolver realmete um problema. Concebido para ser um projeto "brilhante", mais uma paixão desgovernada,
faz com que sem pesquisa, ánalise e contato real com o público e o mercado o sucesso do projeto seja garantido e óbvio. Por curiosidade, nunca é!

2 - A experiência importa.

A realização de dois ou três projetos "ruins" faz com que notemos a nossa proficiência a aumentar. Na se engane, não se trata de mera percepção, toda vez que trablhamos em um projeto "ruin" as nossas habildades, o nosso conhecimento e a nossa percepção de problemas, requisitos e soluções realmente melhoram bastante. Depois de uns tantos já conseguimos reconhecer que não é só programar.

Voltando para "projetos milionários", muitos dos nossos "projetos milionários" não dão certo simplesmente por falta de experiência para lidarmos com desafios não só de programação, mas também de negócio, marketing, produto e gestão(esse renderia uma boa discussão). Acabamos por perceber tarde que não é só programar, é preciso entender de
pessoas, mercado e de processos.

3 - Motivação vs Disciplina
Não tenho moral nenhuma para falar sobre disciplina, também sou um dos "abençoados" que decidiu não dar muita bola para ela. Dêem um desconto!

A disciplina não deve servir para muito se tiver vontade - dizem vozes sensatas.

Não é preciso explicar para nenhum desenvolvedor a motivação, paixão e orgulho que sentimos ao começar o
nosso primeiro "projeto milionário", todo desenvolvedor passa por isso. O início é sempre marcado por uma motivação
absurda que desaparece quando percebemos que o erro está na linha que não tem código, muitas vezes nem chegamos a tanto.

A energia da motivação desaparece rápido demias, o que realmente mantém um projeto vivo é a disciplina: sentar todos os dias e executar, mesmo sem vontade ou aquela empolgação inicial. Mutidos abandonam o projeto quando a motivação some, muitos matam o "projeto milionário" antes da quinta linha... Parece impossível, mas sim, a vontade de trabalhar no nosso projeto milionário também some. As ideias de "projetos milionários" geralmente são acompnhadas por uma motivação absurda e a inexistência de disciplina, isso mata o projeto sem percebermos. Para que nossos projetos cheguem a bom porto é necessário cultivar a disciplina todos os dias.

4 - Nunca acabam (poucos ficam prontos).

Lembre-se do ProgamadorPragmático, lembre-se! Saiba quando parar.

Os artistas lhe dirão que todo o trabalho árduo estará arruinado se você não souber quando parar. Se você adicionar uma camada após a outra, um detalhe após o outro, o tópico retratado se perderá na pintura - O Programador Pragmático.

Outra armadilha, não só em "projetos milionários", é a sensação de que "só falta mais uma funcionalidade" para lançar. O projeto vira eterno beta, nunca vai em produção, nunca chega ao mercado e, quando se percebe, a ideia já perdeu o timing ou foi executada por outra pessoa. Infelizmente ganhamos tarde o conhecimento de que a maioria dos pordutos(pelo menos de software) vão para o mercado inacabados.

5 - Promessa gigantesca.

Vamos falar sobre expectativas e frustrações!

As expectativas depositadas em um "projeto milionário", fora irreais, são absurdas. Por não mensurarmos o valor e o impacto real do projeto, acabamos por jogar sobre ele expectativas demasiado elevadas, se aumenos fossemos sensatos o suficiente para pensar por 15 segundos... Teriamos 15 segundos para reajustar a expectativa a realidade.

Ideias que nascem com promessas fantásticas como: "revoluncionar o mundo" ou "ganhar milhões em pouco tempo" tendem a frustrar na mesma proporção. A realidade é que o caminho para o "sucesso" é longo, cheio de testes, erros, correcções e aprendizados.

Agora que tirei os meus 15 segundos, acho que a palavra correta para esse ponto seria Expectativa e não Promessa.

Conclusão

Na verdade naõ tenho uma conlusão para o tanto de coisas que joguei na tela. É que na verdade, são elas mesmas de forma extensiva, talvez chata, a conclusão a qual eu cheguei depois de finalmente terminar um "projeto milionário". Sim, terminei alguns "projetos milionários". Logo, eu espero que quem esteja a ler consiga tirar alguma coisa útil e caso chegue a alguma conclusão partilhe comigo ou com o mundo.

Adianto que quando conclui pela primeira vez um "projeto milionário", eu percebi que realmente ele é um projeto milionário só que distante do conceito inicial que eu tinha dele como projeto milionário. E não, não rendeu rios de dinheiro nem mudou o mundo, apesar disso foi uma realização e tanto!

Carregando publicação patrocinada...
1

Post incrível, esse entendimento vem de quem teve vários projetos milionários e os executou, daí que eu já não me emociono com isso(ideias). Agora tenho dois projetos que acho incríveis, com poucos usuários e percebo que o passo a seguir é focar na divulgação deles através do tráfego pago.

Quando vem um nova ideia, eu a contemplo e logo a descarto, pois, sei que por mais incrível que pareça o projeto: programar gasta tempo, energia e existe um outro trabalho depois do código, então que se lixe a nova ideia 😅😅.

2

Resumiste perfeitamente a evolução natural de um Dev com tempo de estrada!kkk
Passar da "emoção da ideia" para a execução é um ponto de virada e tanto. E olha que tocaste em um ponto crucial: o trabalho pós-código (como tráfego pago) é que define o sucesso e acaba por ser mais desgastante que codar, ter que divulgar o projeto do jeito certo para quem nunca teve que fazer isso é um verdadeiro bicho de sete cabeças.

Também percebi😅, melhor fazer dois projetos andarem do que dez ideias genias morrerem no nascimento.

Boa sorte com a divulgação, torcendo para que os usuários decolem.