Sobre desenvolvimento de software
Obviamente não é possível abordar o desenvolvimento de software em um único post, mas hoje pretendo falar sobre uma das coisas mais satisfatórias para um desenvolvedor – algo que faz as dezenas de horas de estudo, os intermináveis debugs, a manutenção que começa bem antes do lançamento ou conclusão do software e aqueles momentos em que, não vendo solução, esperamos por algum milagre (sim, desenvolvedores esperam por milagres) valerem a pena. Estou a falar do "poder" de desenvolver suas próprias ferramentas e resolver seus problemas.
Colocando a mão no fogo, para um zilhão de desenvolvedores, incluindo eu, a melhor coisa em ser desenvolvedor é o "poder" de criar coisas que resolvem problemas. Melhor ainda, o "poder" de criar ferramentas para resolver os nossos problemas, o que deixa muita coisa mais "fácil".
Mas não se engane — “fácil” aqui é entre aspas mesmo. O ";" é capaz de tornar o "fácil" em loucura em um instante, todos caímos nessa armadilha várias vezes. Para ilustrar melhor pense em quantas vezes houve necessidade de fazer manutenção em um sistema que nem do papel saiu ainda, em quantas vezes reajustamos requisitos de funcionalidades que não sabíamos que precisávamos ou botamos no sistema funcionalidade que quando olhamos novamentenãofazem sentido algum - pense nisso!
Por trás do "fácil", tem muito código quebrado, muita pesquisa... E claro, a famosa vontade de desistir só pra começar tudo de novo. Ser desenvolvedor nunca foi apenas técnica, é também sobre persistência, é sobre o limite entre racionalidade e surto de loucura( tive o prazer de experimentá-lo várias vezes).
É por isso que desenvolver software vai além de escrever código. É sobre construir soluções. É sobre transformar ideias em realidade. E, no fim, ver algo funcionando, mesmo que simples, e saber: “fui eu que fiz isso”. Esse sentimento é o combustível para entrar novamente em um trem que vai descarrilar em algum ponto antes de chegar.
Então, se você está começando agora talvez devesses focar construir inicialmente ferramentas para resolver os teus problemas. Agora, se já tens experiência e estás no meio daquela funcionalidade que está de todas as formas tentando acabar com a sua racionalidade — respira e procure por café, porque esse trem ainda vai descarrilar muitas vezes. O quê? Não era para ser motivacional.