Executando verificação de segurança...
1

Estamos vulneráveis! O problema da arquitetura dos sistemas Windows e Linux

Você se sente seguro?

Se usa Windows ou quaisquer das mais famosas distro Linux, hoje verá como tem apenas uma proteção de vidro.

Vem ganhar mais uma paranoia:

Hoje em dia, a segurança é uma das maiores preocupações da atualidade, como andamos vendo. Tanto que tem dado força até para contestarem o uso de C/C++, com a proposta do uso do Rust.
No entanto, em sistemas operacionais em si, vemos isso apenas em uso de antivírus, como se isso fosse bala de prata!

Ubuntu, PopOS e Mint são bons, mas quando falamos de segurança avançada, não é muito diferente de Windows.

Pois se qualquer programa escala privilégios ou o próprio usuário abre uma brecha, todo nosso sistema se torna vulnerável e acessível, afetando toda a nossa vida.

No passado os computadores antes eram usados para atividades bem específicas. Mas hoje não. Temos nossa vida inteira ali. Seja fotos pessoais, emails, trabalho, entretenimento e até acesso a banco!

Para ontem esse modelo precisa ser revisto! Pois se vamos pensando em tudo isso, além dos problemas da vida normal, ficamos é doentes com tudo isso!

No entanto, a discussão de revisão desta arquitetura existe. E o sistema operacional QubesOS é uma proposta de solução que ando testando e gostando muito!

A grosso modo, basicamente ele virtualiza vários conjuntos de atividades que fazemos, isolando estas, dificultando que caso ocorra um ataque, afete toda a nossa vida.

Sim, é uma virtualização. Mas o que difere de usar Virtual Box ou VMWare?
Bom, o QubesOS já traz tudo pronto. É instalar e começar a usar.
Mas também, há a questao de que ele não só virtualiza as nossas aplicações. Ele cria um firewall, acesso a USB e acesso a internet, cada um com seu ambiente isolado!

E assim, o sistema base fica totalmente offline, apenas atualizando com checagens de hash de links pré configurados. Tudo sempre pensando na máxima segurança.

Quis fazer um post breve, mas caso tenha se interessado, o próprio site oficial explica muito bem como tudo funciona:https://www.qubes-os.org/

Tinha essa visão do quanto estamos inseguros com os sistemas operacionais atuais?
Conhecia o QubesOS?

Compartilhe sua visão nos comentários!

2

Devo começar dizendo que QubesOS ainda é e continuará sendo um distro Linux, então todo problema de segurança que tem no Kernel Linux vai continuar existindo no QubeOS.

Segundo que virtualização é em muitos casos pode ter tanto risco de vulnerabilidade quanto outros sistemas.

E segundo o Fórum do QubeOS os próprios devs do QubeOS encontram vulnerabilidades o tempo todo. Vão e corrigem de forma similar ao Windows e as outras distros linux (não é algo especifico do QubeOS).

Agora o ponto que quero deixar é, vale realmente a pena ter um sistema menos usável e mais pesado em comparação a qualquer LTS??

1

O ponto do meu post é a arquitetura de organização dos sistemas. Apenas isso.

"Usar algo que temos tudo no mesmo ponto" x "Distribuir nossas atividades em pequenos blocos, conteinerizados"

Num sentindo voltado a organização e o risco da coisa toda.

Não sobre as vulnerabilidades em si. Pois se formos incluir isso, teriamos que fugir para as montanhas. Não existe segurança perfeita.

E nem sobre desempenho. O publico do QubesOS por exemplo, não é quem busca desempenho acima de segurança. São pessoas que buscam segurança acima de desempenho.

A questao aqui é mais em como podemos sobreviver a era digital, de forma mais segura. Há como? Sim, existe. Mas como tudo, há um preço.