Vem pro lado Salesforce da força!
Olá TabNews!
Sou desenvolvedor em Salesforce e foi recentemente que escolhi essa tecnologia/plataforma como caminho na carreira em TI e a curva de aprendizado é tranquila e o mercado está aquecido. No final vou disponibilizar formas de aprender a programar e trabalhar com Salesforce.
Quero aqui apresentar a plataforma, mostrar um pouco do que o Salesforce é capaz e como está o mercado.
Salesforce é uma empresa de software on demand que entrega diversas soluções para a gestão de vendas, clientes e produtos. É a maior plataforma de CRM (Customer Relationship Management) do mundo, possuindo outros serviços e produtos com foco em atendimento ao cliente, marketing, inteligência artificial, gestão de comunidades, criação de aplicativos, criação de sites e landing pages, entre muitas outras soluções.
Por ser uma plataforma com diversos produtos e soluções, é de se imaginar que existam diversos atores responsáveis por criar, administrar e alimentar sistemas. São muitas a funções, mas no site oficial do Salesforce podem se apontar as funções como Administrator, App Builder, Platform Developer, Sales Cloud Consultant, Application Architect, System Architect, Marketing Cloud Consultant, dentre outras.
Ok, a plataforma é grande, incrível, gera muitos empregos e lucro, mas como faço para conhecer mais e aprender algum desses caminhos? A Salesforce ensina qualquer uma dessas profissões de forma absolutamente gratuita com conteúdos em português, mas na sua maioria em inglês (nenhuma novidade por aqui, certo?), na sua plataforma chamada Trailhead, onde podem encontrar Trilhas com módulos completos para alcançar proficiência em qualquer assunto da plataforma. Eu, por exemplo, estudei por duas trilhas para Platform Developer, que compreendem desde o básico da plataforma, ferramentas declarativas, até ao avançado de desenvolvimento.
Além dos estudos dentro do trailhead, é possível certificar o seu aprendizado por meio de superbadges e certificações. Superbadges são um conjunto de módulos com teste prático no final, aliás, muito do conteúdo ensinado vem com prática. E as certificações são realizadas por uma entidade externa, são monitoradas e custam entre 75 a 400. Mas existem vouchers de até $140 nos certifications days. As certificações são importantes ferramentas para atestar o seu conhecimento na área e demonstrar o seu valor para o mercado.
Agora para os desenvolvedores que queiram migrar ou para os estudantes que queiram entrar no mundo Salesforce, aqui vão alguns detalhes técnicos: Salesforce funciona sobre a arquitetura multi-tenant e tudo pode ser feito online pelo navegador, inclusive o desenvolvimento (recomendo o vscode mas há quem se aventure pelo developer console). É classificado como Low-code, pois há muitas ferramentas declarativas que suprem a maioria das necessidades e quando há a necessidade de algo complexo, a programação entra em ação com o Apex, um filho do Java, uma linguagem fortemente tipada, orientada a objeto e tem as suas particularidades para funcionar com os objetos de salesforce. O frontend costuma ser a própria plataforma, mas não é impeditivo para criar a sua própria interface com os Lightning Web Components e Aura, utilizando HTML, CSS e JavaScript (e Apex). As possibilidades de criação de aplicações e sistemas são infinitas quando consideradas as ferramentas programáticas e declarativas da plataforma. Sem falar das atualizações periódicas, há muita coisa que aprender, sempre há algo novo.
Se interessou? entra no trailhead que essa pode ser a sua porta de entrada no mundo de TI. Se quiser conectar comigo por lá, esse é o meu perfil: https://trailblazer.me/id/jpvmmoura
Ah, algumas empresas já começam a usar a nova ferramenta de contratação direta pelo perfil.
Bom, como prometido, deixo aqui duas trilha para iniciarem os estudos em Salesforce. Boa sorte!
https://trailhead.salesforce.com/pt-BR/users/iamstephanvogel/trailmixes/platform-developer