Executando verificação de segurança...
1

[Dúvida] Quais são as preocupações que devo ter ao utilizar Lombok em projetos Java?

Olá pessoal.
Eu sou programador Java há um certo tempo e nunca achei que a verbosidade do Java fosse um ponto negativo, especialmente após começar a utilizar o IntelliJ como IDE principal. Dentre vários recursos que essa IDE é capaz de proporcionar, a ferramenta Generate é uma das melhores, e poupa muito do trabalho "braçal" de ter que escrever tudo na mão. Por conta desses recursos nativos, acabei passando longe do Lombok, só ouvindo falar dessa biblioteca por meio do meu professor após finalizar a disciplina de Orientação a Objetos. Hoje tive curiosidade e decidi testar essa biblioteca, achei a sua proposta muito interessante e fiquei encantado com a elegância do código após utilizar as annotations disponíveis.

Compartilhei a experiência com os meus amigos e durante uma conversa surgiram algumas dúvidas que me deixaram com um certo receio de utilizar essa biblioteca. Imagino que acrescentar mais uma dependência ao projeto, instalar plugins e adicionar uma complexidade durante os debugs não sejam pontos tão convidativos, e por conta disso passei muito tempo refletindo sobre o real uso dessa biblioteca.

Perguntas específicas:

  • É perigoso utilizar o Lombok? Quais são as implicações que podem surgir?
  • O excesso de abstração pode adicionar complexidade desnecessária para o projeto?
  • Testes e debugging são afetados de alguma forma?
  • Em relação a herança, como que as subclasses se comportam? Elas conseguem herdar os métodos do Lombok ou é necessário utilizar annotations dentro das subclasses?

Pergunta principal:
Quando devo utilizar essa maravilhosa ferramenta?

Alguns vídeos que assisti antes de realizar a pergunta:
You DON'T Need Lombok
O QUE É O LOMBOK - DEVO USAR NO MEU PROJETO JAVA | SPRING BOOT?

Carregando publicação patrocinada...