Executando verificação de segurança...
5

Como Blaise Pascal resumiu nosso estilo de vida atual

Esses dias eu estava relembrando as sábias palavras do @FelipeDeschamps em seu vídeo "Fui Enganado Sobre "Alta Produtividade" (E Você Também)".

Nesse vídeo ele cita algumas frases do filósofo Blaise Pascal.

Todos os problemas da humanidade derivam da incapacidade do homem de se sentar em silêncio em uma sala sozinho. Por isso que nós gostamos tanto de ruídos e atividades. Isso na verdade, é a maior alegria da realeza. Porque as pessoas estão constantemente tentando divertir os reis e fornecer-lhes todo tipo de distração. O rei está cercado por pessoas cujo único objetivo é impedí-lo de pensar sobre si mesmo. Por mais rei que ele seja, ele ficará triste se pensar a respeito.

Um rei, mas não tão rei assim

O mais confrontador dessa história é que os reis somos nós e o bobo da corte são as redes sociais e todo tipo de coisa maluca que compete pela nossa atenção. Não só isso, nesse vídeo ele cita um outro raciocínio muito interessante de que:

uma riqueza de informação cria uma pobreza de atenção.

Pense em todos os vídeos sobre produtividade que você já viu. É bem possível que alguma vez você já tenha maratonado esse tipo de vídeo, ou buscado pelo aplicativo perfeito de lista de tarefas, e ao fazer isso, se tornou contraproducente, pois não fez o que era mais importante. Fazer as suas tarefas.

Isso me lembra o que um professor me disse certa vez. As pessoas perderam a capacidade de ficarem entediadas. Hoje, no primeiro sinal de tédio, pegamos nosso amuleto, o celular. Se nos sentimos envergonhados, pegamos o celular. Se nos sentimos tímidos, pegamos o celular. Se vamos fazer qualquer coisa, pegamos o celular. Isso diminui o exercício da criatividade em nós e impede de nos desenvolvermos.

Calma, ainda há solução

Felizmente, se você está lendo isso significa que ainda há pessoas que se importam. Pessoas que se importam em construir um pedaço de internet mais massa, e mais do que isso, você está fazendo parte dessa construção.