Executando verificação de segurança...
2

[DÚVIDA] Como está o cenário da programação fora do Web dev??

Sei que a área de desenvolvimento Web teve um boom enorme com demanda atípica causada pela pandemia e a venda de um milhão de cursos R$99.99 pra virar dev sênior em 6 meses.

Eu não sou do mobile, DevOps/Infra ou Dados, mas consigo ter uma noção, mas eu gostaria muito de ouvir histórias, dicas, recomendações de você que atua na área de games, embarcados, IoT e outras coisas menos faladas.

Uma dúvida que eu sempre tive: Também é normal ter vagas home office para área de programação embarcada?

5

É bom sempre olhar pra onde o vento tá soprando.

IoT está cada vez mais presente nas nossas vidas. Com a adoção do 5G, a tendência é que "smartizar" coisas fique cada vez mais barato.

Além da computação embarcada pra esse processo, vai surgir uma outra demanda, de soluções de "alto nivel". Apps que funcionem em relogios, carros, eletrodomesticos, maquinas industriais, etc.

Será que nossas ferramentas, linguagens, frameworks já estão preparados pra isso? Quais dessas ferramentas já estão mais adequadas?

Android, por exemplo. Já é o sistema operacional mais promissor do mundo. Já está em TV, maquinas de cartão, carros, relogios, painéis... Penso que será a primeira opção de interface humano-maquina nesse boom da IoT. Logo, tudo que envolver desenvolvimento Android, desde frameworks até plataformas como o que o Kotlin está se tornando, penso que não é investimento perdido.

E vejo pouca gente olhando pra isso.

Se olharmos mais, com certeza vamos encontrar outras oportunidades e tendências assim em outras áreas.

1
1
0