Executando verificação de segurança...
3

[Dúvida] O que caracteriza algo como Inteligência Artificial ou não?

Recentemente, criei um classificador de palavras e criei algumas regras para que ele fosse capaz de separar palavras-chave de acordo com categorias e automaticamente calcular a relevância de cada palavra chave e usar isso para inferir a categoria de uma frase. Criei o repositório há pouco tempo e escrevi poucas regras, mas gostaria de amadurecer a ideia. Minha dúvida é: posso chamar isso de inteligência artifical?

Instalação

npm i classifier.js

Exemplo de uso

import { Classifier } from 'classifier.js'

const classifier = new Classifier({ percentualReturn: true })

classifier.learn('I like cats', ['animal'])
classifier.learn('Cats are cool', ['animal'])
classifier.learn('Dogs are noisy', ['animal'])
classifier.learn('I love animals', ['animal'])
classifier.learn('I like my horse', ['animal'])
classifier.learn('Chocolate is good', ['food'])
classifier.learn('I eat apple', ['food'])
classifier.learn('Juice is very good', ['food'])
classifier.learn('Brazilians eat rice and beans', ['food'])
classifier.learn('Bananas are good for health', ['food'])

classifier.classify('Apple juice is awesome')
// OUTPUT: { unknown: '20%', animal: '0%', food: '80%' }

Edit: Após algumas pesquisas, cheguei a uma conclusão, que compartilhei no começo deste post.

3

Em primeiro lugar, muito interessante o seu módulo, a interface pública ficou muito legal!

Em segundo lugar, eu tenho a mesma dúvida, tanto que no passado se usava o termo "inteligência artificial" para como os NPCs se comportavam e movimentavam nos jogos, mas que eram "apenas" algoritmos comuns como, por exemplo, um algoritmo de pathfinding.

E se ao final tudo é algoritmo e lógica, onde esta a linha divisória do novo termo "inteligência artificial"?

3

Bom inteligencia artificial é algo bem subjetivo. No geral vai ser algo que a gente tem a impressão de que se comporta como algo inteligente. Um NPC de RPG parece ser uma pessoa conversando a primeira vista, um jogo de corrida parece ser uma disputa real. Hoje as IA melhoraram em um nivel tão absurdo de alguns anos atras que tudo isso parece brincadeira de criança.

1

Minha visão sobre IA é que um simples algoritmo de npc em jogos é considerado IA e uma solução dificil que envolva viagem espacial e fisica quântica tambem é IA, depende muito de como a sociedade evolui em um todo, antigamente coisas simples e totalmente basicas eram inovadoras e caracterizadas de Inteligencia Artificial, como tudo e todos evoluem (como esperamos que seja), e possivelmente daqui alguns anos (ou muitos anos...) um computador de bordo ou machine learning possa ser considerado um algoritmo basico do ensino fundamental

2

É um ponto de vista interessante, depois de algumas pesquisas, pensei na definição de que o que caracteriza algo como IA é a capacidade de inferir conexões não previamente especificadas entre entrada e saída de dados. Pra mim é uma definição simples que pode servir tanto para coisas básicas como mais complexas.