Executando verificação de segurança...
1

[Pesquisa] ūüĒé Quantos dos falsos PJ realmente ganham mais??

A contratação de devs que recebem como pessoa jurídica mas na verdade são empregados tem crescido bastante. Comecei a entender mais os problemas disso através do tabnews, então primeiramente obrigado a cada um que tem postado aqui na plataforma. Se você ainda não tem muito entendimento dessa questão, recomendo muito que você dê uma olhada nos seguintes links:

Dito isso eu quero saber, se você trabalha como um "falso PJ" mas usa o CNAE correto e não deve nada à receita, valeu à pena? Colocando na balança você realmente ganha mais?

Edit: Não vale trabalho para o exterior, eu sei que nesse caso apesar de você ser um funcionário, vc não está sendo "pejotizado" pq a empresa para qual vc trabalha não é do Brasil, logo a CLT não tem jurisprudência.

1

Trabalho para o exterior e não teria outra forma senão como PJ. Se fosse receber mais que o teto do IR como pessoa física (R$ 4.664,68), pagaria 27,5% de imposto de renda. Recebendo como PJ, defino o meu pró-labore e organizo retiradas de lucro com meu contador para transferir o dinheiro da conta PJ para a PF sem pagar imposto de renda.

Se eu fosse trabalhar no Brasil para uma empresa que oferecesse CLT, com um salário de 8k reais, certamente pediria para ser PJ e receber pelo menos 12k reais. Pagaria meus impostos, investiria em previdência privada por conta própria e, no final, teria pelo menos, mas acredito que até mais do que os 8k líquidos.

Agora, respondendo à pergunta, calculo que economizei de 20% a 25% do valor bruto que recebi, o qual teria pago em impostos (considerando o pagamento correto dos impostos como PJ e uma boa contabilidade). Então sim, valeu a pena, do meu ponto de vista.

Mas, enfim, você deve estar ciente de que não terá nenhuma proteção caso seja demitido. Portanto, faça uma reserva de emergência e seja um bom profissional, garantindo-se ao conseguir outro trabalho rapidamente. Também diria para juntar dinheiro e alcançar a liberdade financeira o mais rápido possível ralando bastante como PJ já que no seu bolso vai sobrar bem mais.

1
1

Cara, foi bem tranquilo, eu consegui uma oportunidade com uma empresa americana √† 3 anos atr√°s onde o sal√°rio era baixo, mas como meu ingles era bem b√°sico tamb√©m, valeu a pena pela experi√™ncia pois l√° rolava daily e reuni√Ķes todos os dias. Isso destravou muito meu ing√™s por conta das reuni√Ķes.

Depois de 1 ano eu saí de lá e acho que dei sorte pois rapidinho consegui em outra empresa mais estruturada e com um time legal, com processos bem mais tranquilos, tanto que já fazem 2 anos que estou nessa outra empresa.

E você como foi ou como está sendo?

1

Ainda trabalho para uma empresa brasileira no momento, mas gostaria de empreender e trabalhar pra fora também. Por esse motivo abri meu CNPJ. Meu receio é atuar nesse modelo de "pejotização" e estar infringindo a lei.

1

Boa tentativa sindicato de São Paulo. Sou PJ a mais de 20 anos, e nunca voltaria a ser CLT. Prefiro cuidar do meu próprio dinheiro, do que deixar na mão do governo, seja ele qual for.