Executando verificação de segurança...
20

[POC] Como o YouTube seria se ele não tivesse feed nem vídeos recomendados ▶️

Introdução

Não é segredo para ninguém que as redes sociais tem muitos gatilhos que impulsionam sentimentos de ansiedade e a até mesmo depresssão. Pensando nisso, eu venho tentando ter uma vida digital mais minimalista. Recentemente eu deletei meu Instagram, Facebook e Twitter. Atualmente só uso YouTube e WhatsApp, que acredito que muitos nem considerem redes sociais. Já ví videos de outros que fizeram o mesmo ou algo semelhante. É legal como o TabNews surgiu de maneira semelhante, numa tentativa do Felipe de ir contra o que a internet se tornou.

Como assim um YouTube sem feed??

Recentemente eu assisti um vídeo muito interessante em que alguém mencionava a extensão unhook. Uma das funcionalidades dela é remover as distrações da plataforma. O feed é uma delas.

foto da home do youtube sem feed

Você pode dizer que o seu feed tem um conteúdo muito bem selecionado, com vídeos realmente relevantes para sua vida. Isso provavelmente é verdade. Eu também considero o meu feed bom, ele contêm diversos conteúdos sobre tecnologia, finanças e coisas que eu gosto. Apesar disso, a experiência de usar essa extensão foi muito legal, é como se eu estivesse em um lugar barulhento e de repente entrasse em um quarto silencioso.

fodo de um vídeo do youtube sem vídeos relacionados

Mudança de mentalidade

Depois disso, eu parei de ficar olhando o feed enquanto assistia um vídeo. Isso de certa maneira diminuiu minha ansiedade, pelo menos no YouTube.

Minha ideia

Seria bacana se tivesse um app que nos desse uma experiência semelhante no celular. Uma oportunidade de pesquisar alguma coisa sem ser bombardeado por informação. Foi aí que eu comecei a criar uma POC. Um YouTube amigável. Um YouTube minimalista.


Obs: nunca tinha criado nada com React Native, apenas com react. Esse o resultado de uns 3 dias de trabalho, então está bem simples.

Meu questionamento

Eu gostaria de saber se mais alguém acha isso legal. Você usaria um aplicativo como esse, ainda que sem substituir o YouTube?? Tenha em mente que qualquer aplicativo como esse não vai entregar um conteúdo muito personalizado para você, pois ele não teria acesso a seus dados como a Google tem.

Lado positivo 😀

  • Seus dados estariam mais seguros;
  • Você poderia assistir uma vídeo aula e estudar sem distração de outros vídeos;
  • Se tudo der certo, poderia se tornar um app legal criado pela comunidade, como o TabNews.

Lado negativo 🙁

  • Alguns vídeos poderiam não ser tão próximos a seus gostos;

Eu ficaria muito feliz se você votasse aqui, leva só 5 segundos :)

Você também pode acompanhar o desenvolvimento e contribuir nesse repositório.

4

Gostaria muito de um APP assim, também usei o Unhook por muito tempo até achar um muito melhor que é o RSY - Remove YouTube Sugestions, ele é bem mais completo e tem até uma opção para redirecionar os shorts para o visualizador padrão do youtube, assim não tem o perigo de rolar a pagina e ficar no loop de ver shorts atrás do outro, e uso também essa extensão no meu celular, no app oficial do youtube não tem como fazer isso só instalando um navegador que suporte extensões que foi o Kiwi Browser.

1
1

Cara o infinite scrolling é um problemão, ha tempos não possuo redes sociais além do linkedin e agora o tabnews. Por mais que eu tentasse limpar meu feed do yt, eu nunca consegui chegar a lugar algum e essa abordagem parece solucionar bem essa questão. Eu usaria :)

1

sim, com certeza. ah aguns meses atrás já tinha tentado abandonar o youtube e migrar para outras plataformas idependentes descentralizadas principalmente as web 3.0 porém a falta de conteudo de valor me fez retornar.

Não conhecia o unhook, Valew pela dica.

1

Não estou querendo lhe desmotivar, mas o NewPipe faz isso, um projeto maduro e bem completo e open-source, eu uso ele a anos, e não temho problema com distrações no yt!

Admiro sua coragem de largar mão de redes sociais, está fazendo o certo, poucos fazem . Isso é "libertador".

1

Valeu pelo comentário! O projeto foi acabou sendo uma desculpa para eu brincar um pouco com o desenvolvimento de apps. Valeu por compartilhar o NewPipe, o mais importante pra mim é que as pessoas conheçam as alternativas que têm.

1
1

É eu adoraria tentar um app assim.
Venho tentando "Minimalizar" minha vida a algum tempo, removendo distrações aleatórias e tentando melhorar minha organização. Um dos pontos positivos que isso refletiu foi nos meus estudos, já que senti que comecei a levá-los mais a sério e dar uma atenção maior.
Eu votei sim no seu form, e também instalei o Unhook para testar aqui no PC, parece uma proposta muito boa, eu costumo abrir o YouTube e assistir a primeira coisa que vem pela frente, muitas vezes algum vídeo do Gigaton ou um epsódio aleatório de Hermes e Renato, a maioria das vezes uma infidade de shorts. São coisas que gosto mas que causam muita distração.

1

NathanFirmo,

Antes falar da proposta em si, gostaria de elogiar muito a maneira como o post foi estruturado.

Trouxe como surgiu a ideia, a sua experiência pessoal, conclusão, enfim.... Parabéns!!

Sobre a proposta, realmente temos muitas distrações, porém... só dando a minha opinião, eu tirei o Facebook, Instagram e outras redes similares, para continuar com a distração do feed do Youtube.

Não me sinto ansioso e, como você disse, a recomendação tá muito boa...

Conheci novas pessoas que estou seguindo pelas recomendações do feed, então acredito que eu não usaria o MiniTube, porém acredito que é uma ótima ferramenta para pessoas que estão se sentindo ansiosas e se desprender de outras redes sociais não é uma possibilidade no momento.

1
1

Você poderia fazer pesquisas sem que elas fossem relacionadas a você como usuário e elas também não seriam processadas pelo google :)

1

Eu também deletei Instagram, Facebook e Twitter, anos atrás.
Não aconselho fazer isso, você acaba ficando de fora das tendências tecnológicas.
Hoje estou desempregado e apesar de ter experiência, só tomo ferro nas entrevistas técnicas, assinei Alura e estou correndo atrás do prejuízo.
Voltei a ativar minhas redes sociais mas só adiciono coisas de importância a minha carreira.
Não ativo nenhuma notificação.
No Twitter só vou na aba "Following".

1

você acaba ficando de fora das tendências tecnológicas

É um bom ponto, mas na minha opinião dá para se manter atualizado de outras formas. De qualquer jeito fico feliz que você tenha encontrado coisas relevantes nas redes sociais também :)

1

Eu também uso o unHook, tirar a side bar e algumas vezes os comentarios e descrições me ajuda muito, é meio que semelhante pra mim a assistir youtube pela tv.
No caso eu costumo fazer varias playlists, e depois ligar o unhook, e ir assintindo sem pressa. Quando vejo vi dezenas ou ate uma centena de videos sem ficar ansioso.
Votei na sua ideia pelo form :)

1

Usaria com toda certeza, também uso essa extensão, atualmente comecei a usar mais o celular por isso, parece irônico por a maioria das pessoas usarem redes sociais mais ativamente no celular do que no computador, mas no meu caso mesmo não usando redes sociais(apenas whatsapp e youtube) por no pc ter uma barra de tarefas cheias de programas, minha área de trabalho cheia de icones, meu menu iniciar recheado de ícones, no navegador eu sempre poder abrir mais uma aba e etc... Isso tem ferrado muito mais minha atenção e ansiedade doq no celular onde não tenho aplicativos atrativos, no máximo joguinhos de raciocínio como sudoku, prefiro usar o celular para atividades aue exigem mais calma e atenção como ler os posts do tabnews e em especial ler livros, em especial livros técnicos em inglês, sei o quão rápido ficam desatualizados mas mesmo no momento sinto meu aprendizado mt mais produtivo e constante lendo 1 hora o livro sobre um assunto específico como por exemplo em um dia eu leio um capítulo do livro sobre como usar composer de views no laravel por 1 hora por exemplo, e no dia seguinte lendo o livro e talvez dps vendo vídeo aula eu prático o que li, e isso está sendo principalmente muito menos frustrante doq sentar na cadeira abrir a vídeo aula, o vscode e sair digitando, isso me cansa muito mais hoje e me faz deixar pra terminar depois várias vezes, e desse jeito lendo um pouco em um dia com calma, e no dia seguinte botando em prática com calma o que já entendi um pouco na teoria acaba dividindo o estresse e a frustração em coisas mais leves.

1

Uma ideia interessante é criar esse app com níveis progressivos de restrição. Eu uso o unhook no pc do trabalho, pq muitas vezes entro pra pesquisar algo e acabo me distraindo com os shorts.

No pc de casa eu tenho o unhook mas tô sempre ativando/desativando: gosto das recomendaçõs e do feed personalizado, mas odeio os shorts, por exemplo (baita timesink).

Se o usuário pudesse escolher quais partes quer remover, e se você tivesse uma forma de salvar métricas de como o usuário está sendo afetado pelo algoritmo, seria uma forma muito saudável de tomar decisões informadas.

Por exemplo, se você soubesse que 76% das vezes que abriu o youtube, você clicou em um vídeo dos shorts, e costuma ficar ali 42min, em média, e que isso ocorre geralmente das 23h até as 2h, seria um argumento muito bom pra remover a aba dos shorts por um tempo, porque pode estar afetando seu tempo de sono.

Agora, sobre a parte tecnica, como você planeja reimplementar o youtube? Eu não acho que o google esteja OK em liberar o conteúdo da plataforma e perder os $$$ de anúncios forçados e dados do usuário.

1

como você planeja reimplementar o youtube?

Não sei exatamente, pode até nem ser viável, mas vou fazer alguns testes. À princípio, queria ver a opnião das pessoas em relação a esse tema.

Eu não acho que o google esteja OK em liberar o conteúdo da plataforma

Estou ciente, sei que é póssivel que o app não fosse aprovado, estou lendo os termos de uso da plataforma para entender melhor...

1

Não sei como funciona exatamente, mas temos várias "cascas" pro Youtube, como o Invidious, que fazem exatamente isso (mudando o player, pelo que eu me lembre).

1

Eu até gosto das indicações do YT, mas o fato de ele te colocar numa bolha só sobre o conteúdo que você normalmente consome e isso é meio ruim, eu gosto de sugestões aleatorias que acaba trazendo a oportunidade de conhecer coisas novas. Atualmente uso o Brave porque o que mais incomoda na internet é anúncio, acho isso o pior dos problemas das plataformas, mas como uma boa parte das coisas funcionam baseadas nisso só o fato de eu conseguir bloquea-las já me satisfaz kk. Sugestão: se possivel ter essa possibilidade de tornar as sugestões do YT aleatorias também seria interessante!

1

Eu gosto bastante da ideia!Na verdade, se aproxima muito do que eu gostaria que o NewPipe fosse, mas eles acabam usando uma página inicial que é um feed dos mais vistos no Youtube, o que, em geral, não tem muito a ver com o meu gosto pessoal. Eu acrescentaria, assim, a possibilidade do usuário visualizar um feed de inscrições, caso queira. Ele seria útil pra quem quisesse ver conteúdos em ordem, acompanhando o produtor, em vez de buscar por algum conteúdo ou assunto em específico.

1

Apoio total! Ideia boa para uma problemática que realmente nos afeta.
O engraçado é que ouvimos a todo instante pessoas falando sobre o perigo das distrações, porém acaba passando batido inconscientemente...

1

Considero uma boa ideia sim. Aliás, eu uso o YouTube sempre partindo da aba inscrições, o que é muito melhor do que ficar scrollando a home.

Aproveitando o assunto, queria dizer que o autoplay de vídeos, no YouTube e outras redes, é irritante demais. Eu gosto de ver as thumbs, ler o título do vídeo etc. Muitas vezes eu dou play em qq vídeo só pra pausar em seguida, que aí o autoplay para e consigo ver em paz.

1
1

Eu gostaria muito de um app para celular assim. Eu usava o Vanced mas ele não tinha funcionalidades para minimizar, mas otimizava e muito o meu tempo. Talvez ferrasse os criadores de conteudo? Provavelmente. Se criarem uma mascara que seja minimalista, vou usar sem duvidas.