74% dos CEOs temem perder o cargo devido a falhas em iniciativas de inteligência artificial
Um estudo realizado com mais de 500 CEOs nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha aponta que 74% dos executivos temem perder seus cargos nos próximos dois anos caso não consigam gerar resultados por meio de iniciativas de inteligência artificial. Além disso, 54% reconhecem que seus concorrentes já possuem vantagem tecnológica nessa área.
Entre os entrevistados, 94% consideram que agentes de IA podem oferecer conselhos tão bons quanto — ou até melhores que — os de membros humanos de conselhos administrativos, e 89% afirmam que sistemas de IA são capazes de elaborar planos estratégicos superiores aos de pelo menos um de seus executivos.
Apesar do otimismo, o relatório destaca que muitos líderes ainda ignoram riscos relevantes. Cerca de 87% acreditam que soluções de IA prontas para uso são tão eficazes quanto as personalizadas, o que pode comprometer resultados em setores mais complexos. O estudo também indica que 35% das iniciativas de IA são suspeitas de se enquadrar em casos de “AI washing”, quando o foco está mais em marketing e aparência do que em impacto real nos negócios.
Além disso, 37% dos executivos afirmam ter adiado projetos devido à falta de clareza nas regulamentações, enquanto 32% cancelaram iniciativas completamente.