Executando verificação de segurança...
1

Acusações contra Backblaze, empresa de backup na nuvem, colocam dados de usuários em risco

A companhia está sendo acusada de práticas contábeis irregulares e má gestão financeira. As alegações foram publicadas em 24 de abril pela Morpheus Research, uma empresa especializada em venda a descoberto, que lucra com a desvalorização de ações.

De acordo com o relatório, a Backblaze teria praticado “contabilidade fraudulenta” e facilitado a venda agressiva de ações por parte de fundadores e ex-funcionários, mesmo após alertas de consultores financeiros. Essas movimentações teriam ocorrido paralelamente a uma queda de 76% no valor das ações da empresa desde sua estreia na bolsa, em novembro de 2021. Desde então, a Backblaze vem registrando prejuízos trimestrais consecutivos e ampliou em 80% o número de ações em circulação, o que resultou na diluição do valor para os acionistas.

Caso as acusações se confirmem e a empresa não consiga alcançar a lucratividade, analistas apontam que há um risco concreto de que usuários individuais e empresas percam o acesso a seus backups, caso a Backblaze venha a encerrar suas atividades. Em 2023, a empresa registrou um prejuízo de 59,7 milhões de dólares, seguido de uma perda de 48,5 milhões de dólares apenas no quarto trimestre de 2024.

Em resposta, a Backblaze nega todas as acusações. Segundo Patrick Thomas, vice-presidente de marketing da empresa, auditorias independentes não encontraram nenhuma irregularidade nos relatórios financeiros. A companhia divulgará seus resultados do primeiro trimestre de 2025 no dia 7 de maio.

Carregando publicação patrocinada...