AI Overviews do Google cita páginas da web produzidas por LLMs, segundo pesquisa
O estudo da Originality.ai, empresa especializada em software de detecção de conteúdo gerado por IA, analisou 29.000 consultas distintas do Google Your Money or Your Life, abrangendo temas que podem impactar áreas como saúde, finanças, direito e política. Em seguida, foram avaliados os AI Overviews exibidos no topo das páginas de resultado, os links citados por eles e os 100 primeiros resultados orgânicos para cada consulta.
Os resultados indicam que 10,4% das citações provavelmente foram geradas por um modelo de linguagem. Entre as citações restantes, 74,4% foram produzidas por humanos, enquanto 15,2% foram classificadas como “inclassificáveis”, incluindo trechos muito curtos para análise, conteúdos em vídeo, PDF ou links quebrados. Dos links funcionais citados nos AI Overviews, 52% não estavam entre os 100 primeiros resultados orgânicos do Google para o mesmo termo.
O Google contestou a precisão do detector de IA da Originality.ai, afirmando que o relatório se baseia em dados parciais e em tecnologia não confiável, propensa a erros. A empresa destaca que os links apresentados nos AI Overviews são dinâmicos e mudam conforme as informações mais relevantes e atualizadas para cada consulta.
Além disso, o Google argumenta que aparecer entre os 100 primeiros resultados de busca não significa necessariamente que um link deva ser citado em um AI Overview. Segundo a empresa, a ferramenta utiliza uma técnica de “query fan out”, realizando múltiplas buscas relacionadas para identificar conteúdos relevantes. Assim, as consultas que geram a resposta podem ser similares, mas não idênticas, aos termos pesquisados pelos usuários.