Executando verificação de segurança...
1

Amazon apresenta recurso baseado em IA neurossimbólica

Essa abordagem consiste em um modelo híbrido que combina redes neurais – capazes de aprender padrões a partir de grandes volumes de dados – com raciocínio simbólico, que resolve problemas por meio de regras lógicas explícitas.

O objetivo é superar limitações presentes em modelos como o ChatGPT, que, embora sejam eficientes na previsão da próxima palavra, enfrentam dificuldades para avaliar a veracidade de informações quando há poucos exemplos disponíveis. Isso pode levar a respostas com alto grau de confiança, mas sem fundamento, inadequadas para aplicações no mundo real.

A solução, chamada “Automated Reasoning checks”, foi desenvolvida para reduzir alucinações e validar respostas corretas com até 99% de acurácia. O sistema verifica, em tempo real, se as respostas de um modelo estão alinhadas a regras e fatos predefinidos, permitindo reduzir erros e custos operacionais, já que possibilita o uso de CPUs para tarefas complexas de raciocínio e verificação, reservando GPUs apenas para a compreensão de linguagem.

Segundo a Amazon, a tecnologia pode ser aplicada para formalizar a verdade em domínios específicos, como saúde ou políticas de devolução.

Carregando publicação patrocinada...