Executando verificação de segurança...
1

Amazon desenvolve robô capaz de “sentir” o toque

O Vulcan é projetado para manusear produtos armazenados nos compartimentos compactos e revestidos de tecido utilizados pela empresa, executando tarefas de organização e retirada de itens com alta precisão.

O robô conta com dois braços. Um deles, descrito pela própria Amazon como semelhante a “uma régua acoplada a uma chapinha de cabelo”, é responsável por reorganizar os itens dentro dos compartimentos e adicionar novos produtos. Ele utiliza sensores de força para detectar o contato com os objetos e ajustar, em tempo real, a força e a velocidade aplicadas, evitando danos. Já o segundo braço possui uma ventosa e uma câmera com IA integrada, que garante que apenas um item seja retirado por vez.

O sistema de IA do Vulcan foi treinado com dados físicos, incluindo informações sobre toque e força, e continua aprendendo a partir de suas próprias interações, desenvolvendo uma compreensão cada vez mais precisa sobre como diferentes objetos reagem ao contato.

O robô tem sido utilizado principalmente para coletar itens posicionados nas extremidades superiores e inferiores das prateleiras de tecido com 2,5 metros de altura, reduzindo a necessidade de que trabalhadores humanos se abaixem ou subam em escadas — algo que pode aumentar a segurança e diminuir o risco de lesões. Atualmente, o Vulcan é capaz de lidar com cerca de 75% do estoque da empresa e aciona um operador humano sempre que encontra um item que não consegue manipular.

Carregando publicação patrocinada...