Amazon enfrenta investigação da Administração Federal de Aviação dos EUA após drone de entrega romper cabo de internet no Texas
O incidente aconteceu em 18 de novembro. Depois de entregar um pacote, um dos drones MK30 da empresa estava subindo para deixar o quintal de um cliente quando uma de suas seis hélices se enroscou e cortou em um cabo de internet próximo.
Apesar do dano em uma das hélices, o drone permaneceu intacto e pousou lentamente após o incidente, algo que a Amazon chama de “pouso contingente seguro”, acionado em situações inesperadas. Não houve feridos nem queda generalizada do serviço de internet, e a companhia pagou pelo reparo do cabo do cliente.
O caso acontece um mês depois de investigadores federais abrirem outra investigação sobre um acidente envolvendo dois drones no Arizona, que colidiram com um guindaste de construção, levando a Amazon a suspender temporariamente as entregas por drone na região.
A empresa diz que os drones possuem um sistema de detecção e desvio de obstáculos, capaz de identificar e evitar objetos no ar e no solo. A recomendação para os clientes é manter cerca de 3 metros de área livre para que os drones consigam pousar e entregar os pacotes.