Apenas 5% das empresas nos EUA obtiveram resultados com projetos de IA, segundo relatório
Um estudo baseado em 52 entrevistas com executivos, na análise de mais de 300 iniciativas e anúncios públicos de IA e em uma pesquisa com 153 profissionais do setor indica que 95% das organizações não tiveram retorno com seus investimentos em IA. Apenas 5% conseguiram implementar essas ferramentas em produção em larga escala.
De acordo com os autores, as principais barreiras estão na dificuldade dos sistemas em reter dados, adaptar-se e aprender ao longo do tempo. A tecnologia mostrou-se mais relevante nos segmentos de Tecnologia e Mídia & Telecomunicações, mas teve pouca ou nenhuma aplicabilidade em áreas como Serviços Profissionais, Saúde & Farmacêutico, Consumo & Varejo, Serviços Financeiros, Indústrias Avançadas e Energia & Materiais.
Nos casos em que houve sucesso, o relatório destaca que ferramentas amplamente conhecidas, como o ChatGPT da OpenAI, apresentaram desempenho superior a soluções personalizadas desenvolvidas para empresas, mesmo quando baseadas nos mesmos modelos de IA. A familiaridade dos funcionários com a interface do ChatGPT seria um dos fatores que impulsionam seu uso e, consequentemente, sua eficácia.