Executando verificação de segurança...
2

Após quase cinquenta anos, sonda Voyager 1 se aproxima do marco de um dia-luz

A Voyager 1, o objeto mais distante feito pelo ser humano, está prestes a atingir a marca de um dia-luz de distância (a distância que a luz percorre em um único dia).

Segundo estimativas, em 15 de novembro de 2026 a sonda estará a 25,9 bilhões de quilômetros da Terra desde o seu lançamento em 1977. Isso significa que a sonda viaja a mais de 60 mil quilômetros por hora. Na distância atual, leva cerca de um dia para enviar comandos à Voyager 1 e mais um dia para receber uma resposta.

Para efeito de comparação, a Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sistema Solar, está a quatro anos-luz de distância, o que significa que a Voyager 1 levará pelo menos 73.000 anos para chegar lá na velocidade atual.

Carregando publicação patrocinada...
3

Cara

Isso é muito interessante !

Eu ouvi dizer que as fotos que os atronautas tiravam do planeta terra na época da ALUNISSAGEM não eram digitais.
Era preciso tirar a foto que ficava 'impressa' numa 'fita plastica' E trazer a fita de volta ao planeta terra para o processo de impressão que se chama revelação.

De certa maneira a internet e as imagens digitais apareceram na mesma época, e provavelmente as primeiras motivações do desenvolvimento dessa tecnologia (captação de imagem E transimssão de dados binários) foram científicas.