Executando verificação de segurança...
6

Apple apresenta chip M5

A nova versão do processador conta com uma GPU de 10 núcleos de próxima geração — sendo seis de eficiência e até quatro de desempenho — e um Neural Accelerator dedicado em cada núcleo, permitindo que cargas de trabalho de IA baseadas em GPU sejam executadas com mais de 4 vezes o desempenho máximo de computação da geração anterior, o M4.

A GPU traz gráficos aprimorados, oferecendo desempenho até 45% superior no ray tracing e até 30% mais desempenho gráfico geral em comparação ao M4.

O M5 também entrega até 15% mais desempenho multithread e apresenta um aumento de quase 30% na largura de banda da memória unificada, atingindo 153 GB/s.

Segundo a empresa, ele possui o núcleo de CPU de maior desempenho do mundo.

Os primeiros dispositivos a receber o chip serão o MacBook Pro 14, a partir de 1.599 dólares; o iPad Pro, por 999 dólares na versão de 11 polegadas e 1.299 dólares na de 13 polegadas; e o Apple Vision Pro, por 3.499 dólares. Todos os modelos já estão disponíveis para pré-venda e têm lançamento previsto para 22 de outubro.

Informações adicionais:

Carregando publicação patrocinada...
2

Bah eu que não sou fã da Apple, eles estao mandando muito bem no hardware.

Acho que eles estão prevendo um movimento para rodar LLMs localmente e preparando o meio de campo pra isso.

Experimentando com colegas é o Apple Silicon M4 hardware mais prático de rodar uma LLM local

2

Prevendo não, eles estão correndo contra o atraso do Apple Intelligence e acho que estão tentando encaixar um modelo que sirva para a maioria das tarefas simples e não sobrecarregar os servidores.

Imagino que a IA integrada em tudo, e em milhões de dispositivos exija muito processamento do servidor deles, e por isso não entregaram ainda.

1

Rodar LLMs local já é uma realidade desde o M1, e tambem iPhones a partir do 15.

hoje já rodam LLMs locais para alguns usos, por ex o Playground e algumas ferramentas de edição/reescrita/melhoria de texto