Apple apresenta novos recursos de acessibilidade para seus dispositivos
Entre as principais novidades está a introdução dos Rótulos de Acessibilidade na App Store, que destacam se um aplicativo ou jogo possui recursos acessíveis. A funcionalidade será disponibilizada globalmente, e os desenvolvedores seguirão diretrizes específicas para indicar essas informações.
Outra inovação é o recurso Acesso em Braille, que transforma iPhone, iPad, Mac e Apple Vision Pro em dispositivos capazes de realizar anotações em braile. Com um lançador de apps integrado, usuários poderão abrir aplicativos utilizando entrada braile diretamente na tela ou por meio de dispositivos externos. O sistema também oferece suporte ao Braille Nemeth — utilizado em matemática e ciências —, além de permitir a leitura de arquivos BRF (Braille Ready Format) e a transcrição de conversas em tempo real por meio de legendas em displays braille.
Para pessoas com deficiências motoras severas, os sistemas iOS, iPadOS e visionOS contarão com um novo protocolo de suporte ao Switch Control voltado a Interfaces Cérebro-Computador, possibilitando o controle de dispositivos sem necessidade de movimentos físicos.
No CarPlay, as atualizações incluem suporte a texto em tamanho grande e um sistema de reconhecimento de som. A tecnologia também poderá notificar motoristas e passageiros surdos ou com deficiência auditiva sobre sons como o choro de um bebê, buzinas ou sirenes externas.
Todos os recursos anunciados têm lançamento previsto para este ano.