Executando verificação de segurança...
2

Arma de micro-ondas derruba 49 drones com um único disparo

A Leonidas, desenvolvida pela Epirus, utiliza micro-ondas de alta potência capazes de desativar a eletrônica de pequenos drones por meio de feixes de pulso longo.

Embora a tecnologia não seja inédita, a empresa aprimorou versões anteriores ao substituir magnetrons por semicondutores de nitreto de gálio (GaN), que oferecem maior eficiência na geração de micro-ondas. Essa mudança tornou o sistema mais compacto, resistente, móvel e com menor consumo de energia.

O equipamento é controlado por software, permitindo o ajuste da forma de onda para maximizar a eficácia contra diferentes tipos de ameaça. Além disso, pode ser operado com segurança em áreas próximas a pessoas, atingindo drones hostis de forma precisa e sem causar danos colaterais.

A Leonidas também é capaz de criar zonas de exclusão aérea com corredores seguros para a passagem de drones aliados, sustentar disparos contínuos sem risco de superaquecimento e neutralizar enxames inteiros em um único disparo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Meus 2 cents,

A guerra da Ucrania esta levando a uma reavaliacao completa das estrategias e taticas de combate - com muita coisa sendo testada em tempo real (o tempo entre um projeto de drone e sua aplicacao esta em semanas ao inves de anos).

Os drones tem tornado o uso de blindados praticamente inutil (ou pelo menos forcado a reavaliacao de como usa-los de forma efetiva)

Lembra um pouco o que foi a WWII para a aeronautica - no final da WWII ja tinhamos jatos, misseis (V1/V2) e o projeto Apolo deve muito a Von Braun.

De forma nenhuma a guerra eh justificavel, mas quem trabalha com tech precisa ficar atento como este segmento esta avancando.