AWS apresenta ferramenta com objetivo de profissionalizar o vibe coding
Tradicionalmente, o vibe coding envolve interações informais entre o desenvolvedor e um modelo de IA até que se chegue a um resultado satisfatório — uma abordagem que nem sempre garante eficiência ou consistência.
O Kiro propõe uma alternativa mais profissional, iniciando o desenvolvimento a partir do planejamento do projeto. A ferramenta permite que os desenvolvedores definam previamente as especificações de cada componente do sistema, para só então iniciar o processo iterativo de geração de código com base nesses requisitos.
Após o término dessa fase, o Kiro gera automaticamente um documento técnico com base no código produzido.
Durante todo o desenvolvimento, um agente de IA atua como um “desenvolvedor experiente”, corrigindo erros, automatizando tarefas repetitivas e realizando verificações de qualidade antes da entrega final.
A plataforma é baseada principalmente no modelo Claude Sonnet 4, da Anthropic, com o Claude Sonnet 3.7 como alternativa de contingência. Outros modelos devem ser integrados em breve.
O Kiro está disponível gratuitamente durante o período de testes e, no lançamento oficial, contará com três planos: Gratuito, Pro (19 dólares por mês) e Pro+ (39 dólares mensais).