Bluesky implementa selos de verificação azul para contas “autênticas e notáveis”
A plataforma anunciou que passará a “verificar proativamente” contas que considerar autênticas e de relevância pública, atribuindo a elas um selo azul em formato de círculo ao lado do nome de usuário.
Além disso, algumas organizações estão sendo designadas como “Trusted Verifier” — identificadas por um selo com bordas onduladas —, permitindo que essas instituições verifiquem usuários oficialmente vinculados a elas.
Segundo o Bluesky, cada verificação passará por uma análise manual da equipe de moderação, a fim de garantir a autenticidade das contas. O novo sistema complementa o mecanismo de autoverificação já disponível, que permite aos usuários configurarem um domínio próprio como nome de usuário.
A plataforma afirma que o novo modelo deve facilitar especialmente a verificação de jornalistas independentes e criadores de conteúdo, que muitas vezes não possuem um domínio próprio para vincular suas contas. A mudança também busca reduzir a criação e disseminação de perfis falsos.
No momento, não será possível solicitar manualmente a verificação, mas o Bluesky planeja abrir as solicitações assim que o recurso estiver mais estável e ajustado com base no feedback da comunidade.