Bluesky torna-se plataforma preferida para comunidade científica, segundo pesquisa
David Shiffman, biólogo marinho, juntamente com a cientista social Julia Wester, realizaram uma pesquisa com 813 participantes, incluindo cientistas, comunicadores e educadores científicos que já haviam usado X e Bluesky, analisando hábitos de uso, utilidade profissional, seguidores, publicações e como conheceram o Bluesky.
Mais de 90% afirmam usar o X para acompanhar novidades, 85,5% para networking profissional e 77,3% para divulgação pública. Cerca de 75% relatam que a plataforma se tornou significativamente menos útil quando Elon Musk assumiu. Quase metade ainda mantém contas, mas usa menos, enquanto cerca de 40% deletaram totalmente suas contas em favor do Bluesky.
Entre as reclamações sobre o X estava o aumento de spam, bots e posts promovidos. Também houve críticas à disseminação de desinformação e à queda de engajamento em quantidade e qualidade, com experiências descritas como “desagradáveis”, “negativas” ou “hostis”.
Por outro lado, a grande maioria dos entrevistados considera o Bluesky uma plataforma mais amigável e com mais engajamento – embora tenham menos seguidores, esses interagem mais com suas publicações. Também elogiaram a adaptação de novos usuários e a moderação eficiente da plataforma.
Shiffman e Wester reconhecem limitações da pesquisa, pois as redes sociais mudam constantemente.