Executando verificação de segurança...
1

Brasileiros recebem 10 bilhões de ligações feitas por robôs a cada mês, segundo estudo

As “robocalls” geralmente duram apenas alguns segundos, e têm como principal objetivo identificar quais linhas telefônicas estão ativas, transformando os usuários que atendem em alvos para campanhas de telemarketing ou golpes.

O número exibido no celular da vítima é frequentemente falso ou aleatório. Quando alguém tenta retornar a ligação, geralmente é informado de que o número não existe. De acordo com um ex-funcionário de telemarketing, esse sistema automatizado aumenta a eficiência dos operadores ao agilizar o processo de triagem.

Dados da Anatel mostram que, apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram registradas quase 24 bilhões de chamadas automáticas no país, um crescimento de 12% em relação ao início de 2024. Como reação, muitos brasileiros passaram a evitar atender números desconhecidos, o que pode resultar na perda de ligações importantes, como convites para entrevistas de emprego.

As robocalls também vêm sendo utilizadas para aplicar golpes e alterar ilegalmente o DDD das chamadas — prática considerada fraude eletrônica e que pode levar a penas de até oito anos de prisão. Além disso, a criação de números falsos dificulta o bloqueio efetivo dessas ligações pelos consumidores.

Carregando publicação patrocinada...