Capacidade dos LLMs está dobrando a cada sete meses, segundo pesquisa
Um estudo recente envolvendo modelos amplamente reconhecidos, como o GPT-4o e o Claude 3.7 Sonnet, indica que a capacidade dos principais LLMs está dobrando a cada sete meses, segundo uma métrica desenvolvida pelos próprios pesquisadores.
A equipe estima que, até 2030, os modelos mais avançados poderão executar com 50% de confiabilidade tarefas de software que hoje exigiriam de um ser humano cerca de um mês de trabalho, considerando jornadas semanais de 40 horas — e tudo isso em um ritmo significativamente mais rápido, podendo levar apenas alguns dias ou até mesmo algumas horas.
Essas tarefas incluem atividades complexas, como fundar uma empresa, escrever um romance ou melhorar significativamente outro modelo de linguagem.
Por outro lado, os pesquisadores destacam que tarefas mais “bagunçadas” — aquelas que se assemelham aos desafios do mundo real — continuam sendo mais difíceis para os LLMs. O ritmo de avanço também pode ser limitado por fatores como disponibilidade de hardware e desenvolvimento na área de robótica.