Chefe do Windows reconhece que sistema está com problemas
Pavan Davaluri, chefe do Windows na Microsoft, apresentou recentemente planos para transformar o Windows em um sistema operacional mais “agente”, com recursos de IA voltados ao aumento de produtividade. A proposta, porém, gerou forte reação dos usuários, que afirmaram que ainda existem problemas básicos no sistema que precisam ser corrigidos antes de qualquer nova fase.
Davaluri reconheceu as críticas, admitiu que o Windows deixou de ser amigável para desenvolvedores e usuários avançados e afirma que há muito a ser melhorado na experiência geral, mencionando relatos sobre falhas de confiabilidade, desempenho e usabilidade.
Nesse contexto, Dave Plummer, ex-desenvolvedor da Microsoft, afirmou recentemente que o motivo de o Windows ter piorado é a tentativa da empresa de simplificar o sistema para iniciantes. Segundo ele, essa estratégia acabou frustrando usuários avançados, que se incomodam com limitações e interferências constantes.
Plummer sugere oferecer uma opção de uso mais limpa, sem sugestões de aplicativos, sem buscas na web ao pesquisar por itens no computador, com maior transparência na coleta de dados, a possibilidade de usar uma conta local e menos notificações de vendas de produtos da Microsoft dentro do sistema.