China lança satélites com supercomputadores ao espaço
A ADA Space colocou em órbita os primeiros 12 satélites de uma rede planejada para abrigar 2.800 supercomputadores com IA, como parte do projeto “Star Compute”.
Cada satélite opera com um modelo de IA embarcado com oito bilhões de parâmetros e capacidade de realizar até 744 trilhões de operações por segundo (TOPS). Segundo a empresa, os 12 satélites juntos já alcançam um desempenho de cinco quatrilhões de operações por segundo (POPS). O governo chinês afirma que a meta final é atingir mil POPS de capacidade computacional.
Esses satélites se comunicam entre si por meio de links ópticos a laser com velocidade de até 100 Gbps e compartilham entre si 30 terabytes de armazenamento.
A proposta é que os satélites realizem o processamento dos dados diretamente no espaço, eliminando a dependência de estações terrestres. A abordagem busca superar as limitações atuais de transmissão, já que menos de 10% dos dados coletados por satélites tradicionais chegam à Terra, devido à restrição de banda e infraestrutura em solo.